O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Será interessante recordar alguns momentos altos, e até surpreendentes, deste pontificado que evidenciaram na espiritualidade cristã uma vertente vincadamente mariana.
Quando a Igreja tiver amadurecido transição da “sociedade da honra” para a “da dignidade”, poderá assumir esta transição, não como uma infidelidade à tradição, mas como crescimento na consciência comum do exercício do ministério de anúncio.
É verdade que os discursos são uma coisa, a adesão de coração ao seu conteúdo e ao seu espírito é outra e a deliberação e a implementação, contando com as resistências que sempre se encontram no plano teórico e prático, são outra ainda.
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
A Comunidade jesuíta vive nos bairros desfavorecidos da Caparica/Pragal desde 1999, onde desenvolve trabalho pastoral e social junto das populações mais frágeis. Mas a presença da Companhia na Margem Sul começou muito antes, em 1970.
De uma perspetiva cristã, antes de começar, sugiro a leitura do Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, um texto que sintetiza o sentido da vida humana.
P. Bruno Nobre é o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica. Nesta entrevista fala dos desafios das Humanidades no contexto atual e da faculdade em particular.
A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Última conversa do Ponto de Cruz, dedicada ao tema das Migrações, junta, na Brotéria, o diretor geral adjunto do Serviço Jesuíta aos Refugiados, um representante do Vaticano, a responsável do CEPAC e uma investigadora universitária.
Porque deixam os migrantes a sua terra? O que tem dito a Igreja e o Papa Francisco sobre os direitos dos migrantes? E de que forma pode o nosso País contribuir para uma Europa que acolha com dignidade e respeito?
Segunda conversa do Ponto SJ foi feita em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira e decorreu na Herdade Vale de Moura, em Évora. Em debate, as políticas ecológicas e o cuidado da Casa Comum.
O que dizem os Papas e os documentos da Igreja sobre o cuidado da Casa Comum? O que se entende por ecologia integral? O que é que, enquanto cristãos, devemos fazer para responder melhor a este apelo que é também o apelo dos pobres?