O jesuíta António Santos Lourenço vai ser ordenado sacerdote no próximo domingo, dia 23, às 16 horas. A ordenação presbiteral realizar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com dois diáconos do Patriarcado de Lisboa, e será presidida pelo Patriarca D. Rui Valério.
Aos 35 anos, e após um longo período de formação, o jesuíta encara este momento com grande ânimo e alegria e com “um enorme de partilhar com todos, através do serviço à Igreja e ao mundo, a partir da Companhia de Jesus, Jesus ressuscitado e consolador.”
António Santos Lourenço olha para a sua vocação como um ofício de consolar, afirma, “de colocar as pessoas com quem me encontro, e o mundo, em contacto com o Senhor da vida, de uma forma muito concreta”
António Santos Lourenço nasceu em Lisboa em 1989. Entrou na Companhia de Jesus em 2013, depois de ter estudado Ciências da Comunicação e de ter trabalho um ano nessa área. Após os dois anos de Noviciado, em Coimbra, estudou Filosofia em Braga na Universidade Católica Portuguesa, e em Roma. Regressou depois a Portugal para fazer o magistério – tempo de formação de dois anos que os jesuítas fazem numa organização da Companhia de Jesus – no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, e depois no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.
Em 2020 regressou a Roma para estudar Teologia, onde veio a ser ordenado diácono, em 2023. Desde setembro que vive em Paris, onde faz um mestrado em Liturgia, no Institut Catholique de Paris.
O António tem um irmão mais velho e foi aluno do Colégio S. João de Brito, em Lisboa. Frequentou também o Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), onde foi animador, e pertencia a uma CVX (Comunidade de Vida Cristã).