Via Lucis com Maria apresentada no dia 8

Obra da autoria do jesuíta António Valério e de Isabel Figueiredo propõe textos que colocam o leitor ao lado do Ressuscitado, sempre na companhia de Maria.

A obra “Via Lucis com Maria”, da autoria do jesuíta António Valério e de Isabel Figueiredo, vai ser lançada na próxima semana em Lisboa e em Braga. Em pleno tempo pascal, este livro propõe um conjunto de catorze quadros seletos dos Evangelhos, do Livro dos Atos dos Apóstolos e de S. Paulo que colocam o leitor ao lado do Ressuscitado, sempre na companhia de Maria.

A reflexão está organizada nos moldes da via sacra, contendo a enunciação da estação, uma oração introdutória, o breve texto do Novo Testamento, um comentário breve e uma oração final. Escrita, em primeira mão pelo P. António Valério, partiu de uma reflexão profunda feita com base na “Via crucis com Maria” – obra escrita por Isabel Figueiredo – durante a experiência dos exercícios espirituais, que o jesuíta fez ao longo de um mês na quaresma do ano passado. Na introdução, António Valério conta que nessa altura recorreu aos textos escritos por Isabel Figueiredo e que teve “a intuição de começar a tomar notas de como Maria ia vivendo e sentindo os dias da Ressurreição”. Depois essas notas foram trabalhadas por Isabel Figueiredo, gerando-se um texto que é “fruto da oração e fruto da comunhão” dos dois.

‘Via Lucis com Maria’ encontra-se editada em livro e em áudio, estando esta última versão disponível no site do Passo-a-Rezar, com narração de Susana Arrais (pontos) e de Óscar Daniel (textos bíblicos). Será apresentada em Braga, no dia 8 às 19.00, na Capela de São Barnabé, e em Lisboa, na Igreja de São Domingos, no dia 11, às 18.30. A primeira apresentação ficará a cargo de Suzana Gonçalves, professora universitária e membro do Centro Académico de Braga, e a segunda será feita pelo P. Américo Aguiar, presidente do Conselho de Gerência da Renascença. O prefácio é escrito por D. António Couto, bispo de Lamego.