Saúde em Portugal em discussão na Brotéria

Publica-se esta semana o número de fevereiro da Revista Brotéria. Recordando o Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro), esta edição dedica várias páginas ao tema da saúde. Mas há outros motivos de interesse, desde uma reflexão sobre as democracias mediáticas à questão dos recasados na Igreja.

O número de fevereiro da Brotéria, revista cultural dos jesuítas, será publicado esta semana e fica marcado pela temática da Saúde. Esta opção surge na sequência do “Dia Mundial do Doente”, celebrado a 11 de fevereiro; no entanto, é possível encontrar outras temáticas de interesse. Temas esses que vão desde uma reflexão de João Pereira Coutinho sobre o modo como entender a figura de Donald Trump no contexto das “democracias mediáticas”, passando pela apresentação da experiência do grupo “Ao Terceiro Dia” – constituído por pessoas doentes que procuram juntas encontrar sentido e luz -, por um texto do Vasco Pinto de Magalhães sobre o acolhimento dos recasados na Igreja, até a um artigo de Mário Garcia, sj sobre o escritor Manuel António Pina.

A Brotéria é uma revista cultural publicada pelos jesuítas em Portugal desde 1902. Em 2017 passou por um processo de renovação, apresentando uma nova organização temática que deu origem a cinco diferentes secções: Atualidade; Sociedade e Política; Religião, Ética e Ciência; História e Filosofia e Artes e Letras. Além destas cinco secções, cada número desta revista centenária conta ainda com um Caderno Cultural, onde é possível encontrar recensões, críticas de exposições e espectáculos e outros textos sobre a atualidade cultural.

Veja aqui a capa do número de fevereiro da revista Brotéria para ficar a saber o que pode encontrar.