Cristo Rei é o primeiro santuário em Portugal a aderir à Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP). O pedido de adesão e respetiva aceitação aconteceu ontem, dia 19 de maio, na missa que encerrou as comemorações dos 65 anos daquele emblemático monumento, símbolo maior da devoção ao Coração de Jesus.
No pedido de adesão, o reitor do Santuário, P. Carlos Filipe Silva, recordou que “o Santuário de Cristo Rei está, desde a sua origem, intimamente ligado ao Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa”, porque “o cerne da espiritualidade de ambos é comum: a espiritualidade do Coração de Jesus”.
O contributo do Cardeal Cerejeira
O P. Carlos Filipe Silva sublinhou a importância do Apostolado da Oração desde a construção do Santuário e destacou também o contributo ímpar do Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, XIV Cardeal Patriarca de Lisboa, para esta obra.
“A ideia inspiradora deste Santuário de Cristo Rei é indissociável da espiritualidade e da devoção ao Coração de Jesus que caraterizou a pessoa e missão do cardeal Cerejeira”, mencionou o reitor, acrescentando que o Cardeal Cerejeira, logo após a sua investidura em Roma, em 1930, peregrinou até Lisieux e Paray-le-Monial, em França, onde rezou junto ao túmulo de Santa Margarida Maria Alacoque, e aprofundou a sua devoção ao Coração de Jesus. Mais tarde, em 1936, ao sobrevoar o Rio de Janeiro, surgiu-lhe a ideia de construir em Portugal um santuário semelhante ao Cristo Redentor do Corcovado. Nesse mesmo ano, apresentou a ideia ao Congresso do Apostolado da Oração, reunido em Lisboa, que se comprometeu a trabalhar com entusiasmo para edificar o projeto.
Por isso, o P. Carlos Filipe Silva considerou esta adesão “profundamente coerente com a graça própria do Santuário”, situa-o “na dinâmica missionária da Rede Mundial de Oração do Papa” e mais unido à oração da Igreja Universal, através da oração pelas intenções do Papa a cada mês e da adoção do itinerário espiritual ‘O Caminho do Coração’.
Devoção ao Coração de Jesus mantém-se atual
Por sua vez, o diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, P. António Sant’Ana, sj, manifestou a sua “profunda alegria” com este pedido de adesão, já que o Santuário de Cristo Rei “é um dos símbolos do Apostolado da Oração em Portugal”. Além disso, “é sinal de que a devoção ao Coração de Jesus se mantém muito atual”.
Para o P. António Sant’Ana, sj, “é simbólico” que esta ligação espiritual entre o Santuário de Cristo Rei e a Rede Mundial de Oração do Papa aconteça neste ano de 2024, ano em que a Rede Mundial de Oração do Papa celebra os 350 anos das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le- Monial, e os 180 anos da fundação do Apostolado da Oração. Ou seja, no AnoJubilar do Coração de Jesus.
O diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa concluiu que completamente unidos ao Coração de Jesus poderemos, com Ele, abrir-nos ao mundo cheios de confiança.
Fotografias: Pedro Perpétua – RMOP