A Revista Portuguesa de Humanidades acaba de lançar um novo número: A Lição dos Clássicos em Camilo Castelo Branco. Este livro, reúne doze textos, que procuram melhorar a compreensão da obra de Camilo.
Segundo explica António Melo, organizador desta edição, na nota introdutória: “A extensa obra de Camilo Castelo Branco, sobretudo a narrativa ficcional, tem sido objecto de diversas abordagens temáticas e estudada a partir de múltiplas perspectivas, nomeadamente a literária, a histórica, a cultural e a sociológica. No entanto, pela sua enorme riqueza e complexidade, ainda carece de outras visões renovadoras. Um dos domínios em que a obra do autor de S. Miguel de Seide não tem sido analisada como merece é o das fontes clássicas que constantemente afloram e enriquecem a sua escrita. Face a esta lacuna dos estudos camilianos, consideramos muito oportuno estudar as diversas formas de pervivência da herança clássica na obra de Camilo Castelo Branco, abarcando a multiplicidade das formas, registos e funções que esse actuante diálogo com as literaturas greco-latinas reveste no universo camiliano.”
António Melo, organizador desta publicação, é Professor Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa e membro do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga.
O índice pode ser consultado on line.
A introdução pode ser consultada on line.
Custo: 15 € Comprar aqui.