Revista Portuguesa de Filosofia consagra novo número à Pandemia

O novo número da Revista Portuguesa de Filosofia é dedicado ao aprofundamento dos problemas e desafios lançados pela Pandemia, através de múltiplas perspetivas, tendo por base questões espirituais, éticas, sociológicas e políticas.

A Revista Portuguesa de Filosofia acaba de lançar um novo número: Pensando a Pandemia: Perspetivas Filosóficas. Este livro de 664 páginas reúne vinte seis artigos, que procuram analisar os desafios, dilemas e problemas causados pela Pandemia do SARS-CoV-2, assim como o impacto destes para melhor compreendermos a relação emocional e existencial com as nossas vidas. Os vários ensaios, abordam, múltiplas perspetivas da Pandemia e a sua relação com a filosofia e a vida, nomeadamente, o princípio do dever, a conceção de direito, a ideia de justiça, a busca pela segurança e equidade social, consagrando o valor da vida.

Segundo explicam os organizadores na nota introdutória: “A doença causada pelo Covid-19 é muito mais do que um mero fenómeno biológico; é um fenómeno que é experimentado por seres humanos concretos nas suas dimensões psicológica, social, existencial e espiritual. Devido à natureza complexa deste fenómeno, as medidas de distanciamento social que foram adotadas para combater a pandemia tiveram um impacto perturbador na experiência existencial humana, caracterizada por interações sociais encarnadas. Neste cenário, novas questões urgentes relativas à dimensão espiritual da pessoa humana, o significado da vida e da morte, e a ligação humana com uma fonte última de significado têm vindo a emergir. A filosofia pode dar um importante contributo para a compreensão e interpretação destas complexas experiências”

Este número é organizado pelo Professor Róbson Ramos dos Reis da Universidade Federal de Santa Maria, em colaboração com a colaboração de vários investigadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga. Esta nova publicação conta com a participação de autores como John Milbank (Universidade de Nottingham), Jean Marc-Ferry (Universidade de Nantes), Enrica Caraffini (Universidade da Islândia), Daniel Eugene Sharp (Universidade de Nova Iorque), Sarah Horton (Boston College), Tea Lobo (Instruto Federal de Zurique) entre outros.

O índice pode ser consultado on line.

Pode comprar aqui a revista.