A histórica e prestigiada revista dos jesuítas La Civiltà Cattolica vai passar a ter uma edição em português. O anúncio foi feito este mês, com o lançamento da primeira edição que reúne uma espécie de best of dos quatro números quinzenais anteriores da edição italiana. A edição portuguesa será bimestral em papel e poderá incluir também artigos mais antigos que se mantenham atualizados.
Depois das edições da La Civiltà Cattolica em italiano, inglês, espanhol, francês, chinês, coreano, japonês e russo, surge agora a edição portuguesa, pois o Brasil, Portugal e os outros países lusófonos representam um público importante, reconhece o seu diretor P. Antonio Spadaro. Recorde-se que esta revista bimensal da Companhia de Jesus é a revista italiana mais antiga.
Nos últimos tempos, a revista tem assumido uma dimensão mais internacional, reconhece o jesuíta que dirige a revista, e a entrada da língua portuguesa insere-se nesta dinâmica global.
Recentemente, o jesuíta português P. Nuno Gonçalves integrou a equipa da La Civiltà Cattolica, contribuindo nesta próxima edição com um artigo que analisa o relatório da Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica.