Será hoje lançada uma nova edição da obra “Repensar Portugal”, da autoria do ilustre jesuíta, P. Manuel Antunes, e considerado um “manual de mesa de cabeceira para políticos”. A obra foi editada originalmente em 1979 e reúne textos publicados pelo P. Manuel Antunes na revista Brotéria após o 25 de abril de 1974. A apresentação da obra será às 14h30, no auditório Almeida Santos, na Assembleia da República, e estará a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, que tem editado as Obras Completas de Manuel Antunes, e que assina com o historiador José Eduardo Franco o texto de introdução desta nova edição.
Em 2018, por altura das comemorações do centenário do nascimento do jesuíta português, Guilherme d’Oliveira Martins escrevia no Ponto SJ que “a atualidade da reflexão do P. Manuel Antunes em Repensar Portugal, põe-nos perante o tema essencial da democracia – quando espreitam, um pouco por toda a parte, as tentações imediatistas e populistas, sob a falsa invocação do mero formalismo do voto.” A atualidade da sua obra mantém-se, cinco anos depois, por isso, o livro será oferecido a todos os deputados da Assembleia da República, membros do Governo e presidentes de autarquias.
A reedição de “Repensar Portugal” (ed. Theya) é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Sertã e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, em conjunto com o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.
No arranque das comemorações do centenário do nascimento do P. Manuel Antunes, em 2018, o então diretor da revista Brotéria, P. António Júlio Trigueiros, sj publicou no Ponto SJ um retrato do jesuíta que pode ser lido aqui.