Província Portuguesa reúne para pensar as Constituições

As Constituições estiveram na origem da criação da Companhia de Jesus, pelo seu fundador Inácio de Loyola, e têm como propósito organizar a vida comunitária dos jesuítas, oferecendo uma dimensão corporativa da Companhia.

Decorre esta semana o encontro anual da Província Portuguesa da Companhia de Jesus que vai ter lugar na Casa da Torre em Soutelo, Braga. Esta reunião tem a duração de três dias, iniciou no dia 30 de agosto e o tema deste ano são “As Constituições”.

Este reencontro, que este ano conta com 85 membros da Província Portuguesa, pretende ser um momento de encontro fraterno entre jesuítas mas também um tempo de balanço, reflexão e paragem, constando do programa conferências, apresentações, debate, períodos de oração e partilha. Durante o dia de ontem o P. Carlos Carneiro, sj, orientou uma conferência sobre “Santidade do Corpo”.

As Constituições estiveram na origem da criação da Companhia de Jesus, pelo seu fundador Inácio de Loyola, e têm como propósito organizar a vida comunitária dos jesuítas, oferecendo uma dimensão corporativa da Companhia. Este documento está dividido em 10 partes principais, a sua redação iniciou-se em 1539 e demorou 16 anos até à sua conclusão.