Propostas para melhor viver o Tempo da Criação

Rede Cuidar da Casa Comum organiza conferências, conversas e tempos de oração neste mês dedicado à Criação. Propostas decorrerão ao longo das próximas semanas.

O mês dedicado à Criação já vai a meio mas a Rede Cuidar da Casa Comum propõe várias atividades para estas duas últimas semanas de setembro, de modo a fomentar a reflexão e a ação em torno das questões da ecologia integral. A Província Portuguesa da Companhia de Jesus integra esta rede de ONG dedicada às questões ambientais através da Fundação Gonçalo da Silveira, e da sua presidente, Teresa Paiva Couceiro.

A primeira proposta decorre ao final da manhã de hoje, segunda-feira, e trata-se de um webinar que é organizado pela Universidade Católica. Denominado Laudato si’ goals, consiste numa conversa online entre a Profª Joana Silva e a Dra. Filipa Pires de Almeida da CLSBE, o Prof. António Cortês e a Mestre Joana Arnaut da Escola de Lisboa da FD e a Profª Ana Oliveira da FCH onde irão partilhar, na sua área do saber, como vivem a Laudato si’. Será ainda apresentado, pelo Prof. Ricardo Reis, o projeto da Plataforma Católica –
Laudato si’ que irá mapear e medir os projetos atuais e novos projetos da contribuição da Comunidade Académica, e que se enquadram nos 7 Objetivos Laudato si’ e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A conferência contará ainda, desde o Vaticano, com o Dr. Tebaldo Vinciguerra, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que fará uma introdução aos 7 Objetivos
Laudato si.

A inscrição pode ser feita aqui.

Amanhã, terça-feira, dia 22, às 21h a Rede Cuidar da Casa Comum propõe uma sessão no zoom para escutar Viriato Soromenho-Marques, Fabrizio Bordin e ainda Filipa Pires de Almeida, a falarem sobre a urgência de uma cidadania ecológica. A conversa será alargada com perguntas que os ouvintes poderão também apresentar. Mais informação aqui.

No dia 26, será organizada uma conferência on line, com o tema “O Clamor da Terra e o clamor dos pobres”
Alterações climáticas, direitos humanos e pobreza: a urgência de agir. A realização desta conversa intercontinental é fruto de uma parceria entre a Comissão Justiça, Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, o Instituto Humanitas Unisinos, o Movimento Católico Global pelo Clima e a Rede Cuidar da Casa Comum. São oradores Lúcia Chande, de Moçambique, o jesuíta Celestino Epalanga sj (Secretário-geral da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe), Juan Ambrósio, de Portugal, e Lucas Henriques da Luz, do Brasil; com moderação de José Varela. Mais informação aqui.

Para finalizar este tempo dedicado à Criação, será realizada uma vigília ecuménica no dia 30 de setembro. A Rede Cuidar da Casa Comum apresentará em breve mais informações sobre esta celebração.

O Ponto SJ e a  Rede Cuidar da Casa Comum contribuem também para estas propostas da Rede Cuidar da Casa Comum com um retiro online entre os dias 28 e 4 de outubro. “Uma pausa pela Terra” consiste num tempo de oração diário de um minuto em formato podcast, com meditações inspiradas sem sete verbos: agradecer, refletir, informar-se, agir, contemplar, rezar e saborear.