Aproxima-se o Tríduo Pascal, o ponto culminante do ano litúrgico, que nos convida a acompanhar Jesus no mistério da Sua paixão, morte e ressurreição. Nesta Semana Maior, são muitas as propostas inacianas disponíveis para viver este tempo de forma mais intensa, pessoal e comunitária. Desde celebrações presenciais a conteúdos online, aqui reunimos algumas sugestões para ajudar a preparar o coração e celebrar a alegria da Páscoa.
Dos centros universitários às paróquias, passando pelo próprio Ponto SJ e pelo Passo-a-Rezar (Rede Mundial da Oração do Papa) aqui fica um apanhado de iniciativas que podem ajudar a viver melhor esta Semana Santa que nos conduz até à Ressurreição do Senhor.
Passo-a-Rezar: prepara o teu coração
A Rede Mundial de Oração do Papa volta a disponibilizar uma proposta especial para o Tríduo Pascal no Passo-a-Rezar. Este ano, as meditações são da autoria de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, e pretendem ajudar cada pessoa a mergulhar no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo, trazendo a atualidade desses dias para o quotidiano.
Acompanhando a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa, o Sábado Santo e o Domingo da Ressurreição, esta proposta sonora é conduzida pelas vozes de Tânia Ribas de Oliveira e Júlio Isidro.
Pode ouvir as propostas no site ou na app (Android e iOS), a qualquer hora, em qualquer lugar.
Provocações para viver a Quaresma e o Tríduo
A pastoral juvenil e vocacional da Companhia de Jesus PROVOCA SJ, pastoral juvenil e vocacional da Companhia de Jesus, lançou ao longo da Quaresma provocações diárias nas redes sociais, com o objetivo de preparar o coração para a Páscoa. Os jesuítas Samuel Beirão, Duarte Rosado e Nelson Faria desafiaram os jovens a deixar-se provocar por Deus.
Aos domingos, juntam-se para uma conversa mais longa sobre o Evangelho, publicada no YouTube da PROVOCA e no Ponto SJ.
Pode acompanhar os conteúdos e vídeos nas redes sociais da PROVOCA.
Centros Universitários: Celebrações com comunidade
Os centros universitários da Companhia de Jesus deixam as suas sugestões para viver este tempo do tríduo pascal. Eis alguns dos horários e locais:
Centro Académico de Braga (CAB)
Como cristãos não podemos passar ao lado do que celebramos nestes dias e somos chamados a acompanhar o Senhor na sua Paixão. As celebrações decorrem em Soutelo e são abertas a todos.


O convite do Papa Francisco a «Caminhar juntos na Esperança» tem sido o mote deste ano jubilar e do tempo de quaresma. Cheguemos então juntos ao lugar de Esperança: a Páscoa da Ressurreição. Celebremos com sentido de pertença a uma realidade que vai para além das nossas geografias. Que o cântico de Aleluia ressoe nos nossos corações. O CREU estará fechado na semana santa mas fica o convite a celebrarmos juntos a paixão, a morte e a ressurreição com o olhar no futuro cheio de esperança. Propomos várias possibilidades de viver as celebrações pascais de forma diferente.

CUMN (Coimbra)
As celebrações realizam-se presencialmente na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes. Os horários estão disponíveis no cartaz divulgado abaixo.

CUPAV (Lisboa)
O centro disponibiliza os horários das suas celebrações pascais. Uma oportunidade para viver a fé em comunidade com profundidade e beleza, na Igreja do Colégio São João de Brito.

Paróquias
Paróquia de Nossa Senhora do Amparo (Portimão)
As celebrações serão todas presenciais e os horários podem ser consultados aqui.

Paróquia de São Pedro (Covilhã)
Este ano as celebrações serão na Igreja da Santíssima Trindade.
17 DE ABRIL – 19h15
Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés
18 DE ABRIL – 15h00
Sexta-feira Santa: Celebração da Paixão e Adoração da Cruz
19 DE ABRIL – 21h30
Sábado Santo: Solene Vigília Pascal
20 DE ABRIL
Domingo de Páscoa: missas dominicais na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (S. Tiago) às 9h00, 11h30 e 19h00. Saiba mais aqui.
Paróquia de São Francisco Xavier da Caparica (Pragal)
As celebrações serão todas presenciais e os horários podem ser consultados aqui.
No silêncio do mistério da cruz, celebramos a glória do amor. Que este Tríduo Pascal seja um verdadeiro caminho de transformação, capaz de nos abrir à esperança da Ressurreição. Que cada proposta possa ser ocasião de encontro com o Senhor e de renovação da fé, na certeza de que Cristo vive.
Paróquia da Encarnação (Lisboa)
O Igreja da Encarnação disponibiliza os horários das suas celebrações pascais e uma sugestão de retiro, durante a manhã de sábado, com o Padre Vasco Pinto Magalhães, sj.
Quinta-feira Santa: 19h
Sexta-feira Santa: 15h
Sábado Santo: manhã de retiro, orientado pelo P. Vasco, entre as 10h e as 13h.
Vigília Pascal: 22h
Domingo de Páscoa: Missa às 10h, 12h e 19h.