Padre Cruz: anunciada a clausura do processo diocesano

Foi anunciado ontem pelo Patriarcado de Lisboa que D. Manuel Clemente marcou para o dia 17 de dezembro a Sessão de Clausura do processo diocesano supletivo para a causa de canonização do P. Francisco da Cruz, sj.

O Patriarcado de Lisboa anunciou ontem que D. Manuel Clemente marcou a Sessão de Clausura do processo diocesano supletivo para a causa de canonização do Servo de Deus Francisco Rodrigues da Cruz, sj (conhecido simplesmente por Padre Cruz) para o dia 17 de dezembro de 2020, às 15h00, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. A celebração é aberta à participação dos que desejem assistir, sendo observadas as medidas sanitárias em vigor. A decisão do encerramento do processo pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa foi tomada após a audição do Tribunal constituído para a causa e do Vice-Postulador, P. Dário Pedroso, sj.

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965. Posteriormente, foi necessário completar o processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização. Depois de vários momentos que passaram pela audição de várias testemunhas sobre as virtudes heróicas do Servo de Deus, a terceira Comissão Histórica deste processo, nomeada a 11 dezembro de 2018 pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, entregou, no dia 1 de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica.

“Num tempo como aquele que vivemos, a vida do P. Cruz pode e deve servir-nos de inspiração.”

Feita a clausura do Processo supletivo, este será apresentado à Congregação para as Causas dos Santos pelo Postulador da Companhia de Jesus, o P. Pascual Cebollada, sj. Esta congregação nomeará um Relator que depositará no Postulador da Companhia de Jesus e no Vice-Postulador o encargo de redigir a Positio que é o documento final que resumirá toda a vida do Padre Cruz, a sua biografia, bem como os documentos e testemunhos que pretendem atestar a sua vida de santidade.

O P. Francisco Rodrigues da Cruz nasceu a 29 de julho de 1859 e faleceu a 1 de outubro de 1948. Foi admitido na Companhia de Jesus a 2 de setembro de 1940 por decisão do papa Pio XII e a 3 de dezembro do mesmo ano fez os seus últimos votos. Sabemos como foi um sacerdote que viveu toda a sua vida empenhado em assistir e consolar os mais frágeis, tendo viajado por todo o país para ajudar à “salvação das almas”. Apesar dos problemas de saúde que teve, a vontade de servir o próximo nunca atenuou o fulgor do seu apostolado, caracterizado pela entrega aos mais pobres.

A sessão de clausura marcada para dia 17 de dezembro será transmitida online.

Em carta enviada hoje aos jesuítas da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, o provincial P. Miguel Almeida, sj congratulou-se com esta notícia e deixou um apelo aos seus companheiros jesuítas: “Num tempo como aquele que vivemos, a vida do P. Cruz pode e deve servir-nos de inspiração. Aprofundar e divulgar o conhecimento que dela temos é um contributo importante para que a sua ‘santidade’ possa tocar um maior número de pessoas.”

A sessão de clausura marcada para dia 17 de dezembro será transmitida online, havendo a possibilidade de aceder a essa transmissão através do Ponto SJ.