P. Pedro McDade defendeu tese de doutoramento em Filosofia

O Jesuíta português apresentou uma tese sobre o papel da reciprocidade na cooperação económica resultante da investigação que desenvolveu ao longo dos últimos anos na Universidade inglesa de Warwick.

O P. Pedro McDade, sj defendeu ontem com sucesso a sua tese de doutoramento em Filosofia intitulada “Reciprocity and its role in economic cooperation”. As provas de Doutoramento foram apresentadas através de vídeo conferência devido à Covid-19. A investigação resulta do trabalho desenvolvido pelo jesuíta português ao longo dos últimos anos na Universidade inglesa de Warwick, e aborda temas da economia, psicologia moral, e filosofia das ciências sociais.

A tese contém duas partes, que representam dois contributos distintos. Primeiro, uma clarificação sobre o conceito da ‘reciprocidade’ e os seus distintos usos/significados nas diversas ciências sociais (economia, biologia, antropologia, sociologia, ciência política e psicologia social). É oferecida uma taxonomia e grelha de leitura de um conceito rico e polivalente, de modo a permitir trabalho interdisciplinar mais frutífero e reduzir a ambiguidade com que o termo ‘reciprocidade’ é usado frequentemente.

O segundo contributo é uma reinterpretação da motivação dos agentes em ambientes de cooperação económica, em que se destaca as experiências feitas com o jogo dos bens públicos (‘public goods game’). Contra uma tendência fortemente enraizada na economia comportamental (‘behavioural economics’) que sobrevaloriza o papel da disposição para igualar rendimentos (‘inequality aversion’), a tese defende o papel da reciprocidade no cumprimento e manutenção das normas cooperativas. O argumento inclui também um repensar de aspectos chaves da metodologia económica, e propõe uma distinção fundamental entre previsão, justificação e explicação do comportamento dos agentes, de modo a obter explicações realistas ao nível psicológico.

P.%20Pedro%20McDade%2C%20sj
P. Pedro McDade, sj

Do júri que avaliou o trabalho apresentado fizeram parte um docente da Universidade de Marquette nos EUA e outro da Universidade de Viena na Áustria. A defesa da tese durou cerca de 1h30 e os examinadores mostraram-se satisfeitos com a forma como o P. Pedro McDade foi respondendo às questões, incentivando-o a expandir o horizonte dos temas apresentados na tese em investigações futuras.

O P. Pedro entrou na Companhia de Jesus no ano de 2001 e foi ordenado sacerdote em 2011. Antes de entrar no Noviciado completou a sua Licenciatura em Economia na Universidade do Porto. Já como Jesuíta estudou Filosofia na Universidade Católica em Braga e fez os seus estudos teológicos na Universidade de Comillas em Madrid e no Boston College nos EUA (especialização em ética económica). Depois, fez um Master em Filosofia das Ciências Sociais na London School of Economics and Political Science, antes de iniciar o programa de doutoramento em Warwick. Em inícios de 2021, começará a ensinar em Braga, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa.