O P. António Sant’Ana foi nomeado coordenador europeu da Rede Mundial de Oração do Papa. O jesuíta português é atualmente o diretor da Rede Mundial de Oração do Papa.
Esta decisão foi tomada pelo P. Dalibor Renić, Presidente da Conferência dos Provinciais da Europa, após proposta do Diretor Internacional da RMOP, P. Frederic Fornos, com a aprovação do Provincial dos Jesuítas em Portugal, P. Miguel Almeida, sj.
O P. António Sant’Ana, sj passa a integrar a equipa internacional, que se reúne regularmente em Roma, e representará a RMOP Europa nas reuniões intercontinentais.
António de Magalhães Sant’Ana entrou no noviciado da Companhia de Jesus em setembro de 2001; foi ordenado sacerdote em julho de 2011 e fez os Últimos Votos em dezembro de 2018. Fez o primeiro ciclo de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, completando os seus estudos em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum de Roma. Foi assistente espiritual do CAMTIL, diretor do Secretariado das Missões, Superior da Comunidade do Centro Inaciano do Lumiar, em Lisboa, e Sócio do Provincial, de 2019 a 2022. É, desde 2022, diretor nacional da RMOP-Portugal.
A RMOP é uma Obra Pontifícia que tem como missão mobilizar os católicos, através da oração e ação, para os desafios da humanidade e da missão da Igreja. Esses desafios traduzem-se nas intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A missão da RMOP inscreve-se na dinâmica do Coração de Jesus, ou seja, é uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 89 países e integra mais de 22 milhões de católicos. Inclui uma secção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em dezembro de 2020, o Papa constituiu esta obra pontifícia como fundação do Vaticano e aprovou os seus novos estatutos