Os jesuítas e o ensino da astrologia no Colégio de Santo Antão

É este o tema da sessão do dia 14 de julho do Seminário sobre a História dos Jesuítas, encontro mensal que está a ser organizado pela Brotéria. A entrada é livre.

Falar de astrologia no contexto da história dos Jesuítas parece estranho, quase absurdo. É aliás frequentemente assumido que a Companhia de Jesus era completamente oposta a tais práticas. No entanto, a presença de aulas de astrologia no Colégio Jesuíta de Santo Antão, em Lisboa, parece contrariar esta ideia, revelando uma faceta menos conhecida da Companhia de Jesus.

No Seminário de História dos Jesuítas, que está a ser organizado pela Brotéria e decorrerá ao longo de várias sessões, o tema: “Os jesuítas e o ensino da astrologia no Colégio de Santo Antão” será abordado no dia 14, terça-feira, às 18h30, por Luís Ribeiro, da Universidade de Lisboa. Serão explorados os factos e contextos por detrás desta inesperada vertente do ensino Jesuíta.

A sessão decorrerá na Brotéria e a entrada é gratuita, não sendo necessária inscrição.

O Seminário de História dos Jesuítas é um encontro mensal organizado pela Brotéria que tem por principal objetivo promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti jesuitismo e expulsão, restauração, etc.

Nestes encontros será privilegiada a apresentação de trabalhos de investigação recente ou em curso sobre a história da Companhia de Jesus desde a sua fundação até à atualidade.

Os seminários destinam-se a especialistas e não-especialistas.

As próximas sessões serão as seguintes:

28 de julho

Jacinto Guerreiro| Arquivista

Os fundos de Arquivo da Casa de Escritores da Brotéria

15 de setembro

João Teles e Cunha | Centro de Estudos Clássicos – FLUL

António Francisco Cardim SI: a singularidade de um percurso (1596-1659)

29 de setembro (data ainda a confirmar)

Mário Santiago de Carvalho | Universidade de Coimbra

A contribuição da Companhia de Jesus para a produção e expansão da filosofia ocidental (1542-1772), entre Coimbra e o mundo

20 de outubro
Jorge Flores | Universidade de Lisboa

Viver na corte do imperador mogol: A experiência dos jesuítas ente 1580 e 1650

17 de novembro
Margarida Miranda | Universidade de Coimbra

Teatro e Música nos Colégios da Companhia de Jesus (sécs. XVI e XVII)

15 de dezembro
Ângela Barreto Xavier |Instituto de Ciências Sociais

Jesuítas na Índia