Os fundos de Arquivo da Casa de Escritores

Próxima sessão do Seminário da História dos Jesuítas será amanhã, dia 28, às 18h30, na Brotéria. O tema são os arquivos da Casa de Escritores e a apresentação cabe ao arquivista Jacinto Guerreiro.

Realiza-se amanhã, terça-feira, dia 28, às 18h30, mais uma sessão do Seminário de História dos Jesuítas, que está a ser promovido pela Brotéria. Este encontro vai debruçar-se sobre o tema “Os fundos de Arquivo da Casa de Escritores” e será apresentado por Jacinto Guerreiro, arquivista que organizou estes espólios e que procurará divulgar os resultados deste trabalho.

A Casa de Escritores dos Jesuítas Portugueses foi fundada em 1913 em Alsemberg, na Bélgica, durante o exílio da 1.ª República. Após 1915 esteve instalada em Pontevedra e em 1928 foi finalmente transferida para Lisboa, tendo funcionado entre 1930 e 2019 na casa da rua Maestro António Taborda, na Lapa.

O nome designa uma comunidade de jesuítas dedicada exclusivamente à investigação, produção literária e crítica, em áreas de conhecimento que passaram pela política, sociologia, história, filosofia, ciências naturais, crítica literária e crítica de arte. Os espólios dos jesuítas que integraram a Casa de Escritores foram organizados e inventariados em 2019. Entre eles contam-se os espólios dos jesuítas Silva Tavares, Francisco Rodrigues, Luís Gonzaga de Azevedo, Serafim Leite, Domingos Maurício, Manuel Antunes, Mário Martins, António Leite, Costa Lima e Luís Archer.

O Seminário de História dos Jesuítas é um encontro mensal com o principal objetivo de promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas nas suas várias vertentes.

O Seminário de História dos Jesuítas é um encontro mensal com o principal objetivo de promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti jesuitismo e expulsão, restauração, etc.

Nestes encontros será privilegiada a apresentação de trabalhos de investigação recente ou em curso sobre a história da Companhia de Jesus desde a sua fundação até à atualidade.

Os seminários dirigem-se a um público interessado, constituído por especialistas e não-especialistas. Realizam-se na Brotéria (Bairro Alto, Lisboa). A entrada é gratuita, não é necessária inscrição. (obrigatório o uso de máscara)

Pode rever a última sessão “Os Jesuítas e o ensino da Astrologia no Colégio de Santo Antão”, com Luís Ribeiro (UL), no canal de YouTube da Brotéria.

Próximas sessões:

15 de setembro

Jorge Flores | Universidade de Lisboa

Viver na corte do imperador mogol: A experiência dos jesuítas entre 1580 e 1650

 

29 de setembro

Mário Santiago de Carvalho | Universidade de Coimbra

A contribuição da Companhia de Jesus para a produção e expansão da filosofia ocidental (1542-1772), entre Coimbra e o Mundo

20 de outubro
João Teles e Cunha | Centro de Estudos Clássicos – FLUL

António Francisco Cardim SI: a singularidade de um percurso (1596-1659)

17 de novembro
Margarida Miranda | Universidade de Coimbra

Teatro e Música nos Colégios da Companhia de Jesus (sécs. XVI e XVII)

15 de dezembro
Ângela Barreto Xavier |Instituto de Ciências Sociais

Jesuítas na Índia

 

Fotografia: Madalena Meneses