Em maio de 2020, numa carta dirigida a todos os fiéis, o Papa Francisco lançou um desafio: “que volteis a descobrir a beleza de rezar o terço…”. O Passo-a-Rezar, projeto de oração digital promovido pela Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) – Portugal, agarrou a ideia e acaba de lançar uma nova proposta para rezar o Terço: “O Rosário com o Papa Francisco”.
Este novo subsídio – disponível em formato mp3, na secção Passos para Mais, e também em livro, publicado pela Editorial AO – ganha força maior no contexto da iniciativa recentemente anunciada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, indo ao encontro da vontade do Papa Francisco, que prevê a recitação do Terço, todos os dias, durante o mês de maio, em 30 santuários, representativos de todo o mundo, para invocar o fim da pandemia. O objetivo é envolver todos os outros santuários do mundo, para promoverem a oração do terço junto dos fiéis, das famílias e das comunidades.
A proposta do Passo-a-Rezar – O Rosário com o Papa Francisco – foi elaborada a partir de meditações retiradas de discursos, homilias, mensagens e orações do Papa Francisco. As passagens do Evangelho comentadas pelo Santo Padre em diferentes momentos do pontificado são meditadas em cada um dos mistérios.
Esta iniciativa conta com a colaboração da Rádio Renascença, onde foram gravados os ficheiros áudio, com as vozes de Luís Coutinho e Beatriz Neto (Mistérios da Alegria); Maria Archer e Rui Teigão (Mistérios da Luz); Isabel Pereira e Óscar Daniel (Mistérios da Dor) e Paulo Nogueira e Maria Helena Falé (Mistérios da Glória).
Enquanto Fundação Pontifícia cuja missão é promover a oração em união com o Santo Padre, a RMOP procura sensibilizar os fiéis para as propostas de oração do Papa. Esta iniciativa da RMOP-Portugal e do Passo-a-Rezar é um contributo para este fim, proporcionando a todos os fiéis aquilo que Francisco entende como o essencial da oração do Terço: “é uma oração que se reza ao ritmo do coração, que nos faz, através de Maria, conhecer mais profundamente o seu Filho Jesus e o mistério do seu Amor por nós”.
(Fotografia © AIIC/Ecclesia)