A Casa Nossa Senhora do Loreto, em Coimbra, vai acolher o Noviciado da Companhia de Jesus que será deslocado de Cernache, onde atualmente se encontra, nos próximos meses. O anúncio da mudança foi feito ontem pelo Provincial, P. José Frazão Correia, sj, numa carta dirigida aos jesuítas, e justifica-se com uma maior proximidade da cidade de Coimbra desta casa, até agora dedicada à pastoral juvenil, e com a reconfiguração da presença da Companhia naquela região do país.
A necessidade de repensar a atividade pastoral da Província na zona de Coimbra surgiu no ano passado, na sequência do encerramento do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache. Se, até ao momento, a ação pastoral dos jesuítas girava em torno de dois grandes pólos – o CAIC, em Cernache – e o Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), no centro da cidade de Coimbra, esta realidade alterou-se com o fecho do colégio, deixando na quinta de Cernache apenas o Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus e a Casa de Santo Afonso, de apoio à pastoral juvenil e vocacional.
Na altura foi iniciado, então, um longo e profundo processo de discernimento espiritual e comunitário, que se prolongou por vários meses, e após a concordância do Padre Geral foi tomada a decisão de transferir a comunidade. O Noviciado regressa agora ao Loreto, onde esteve durante alguns anos e num espaço remodelado e renovado, ficando os edifícios do espaço de Cernache – Noviciado, A Casa e a Casa das Palmeiras -, de apoio às atividades da pastoral juvenil, podendo, no entanto, servir outras obras e comunidades da Província, bem como do exterior da Província. O trabalho apostólico dos jesuítas na região ficará, assim, concentrado na cidade de Coimbra, onde está o CUMN.
Para esta decisão contribuiu a reflexão sobre o Plano Apostólico da Província e as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, e o desejo de simplificação do estilo de vida dos jesuítas nesta fase de formação. A localização e a configuração da casa do Loreto poderão potenciar e comprometer o Noviciado com uma vida mais simples e ecológica, além de que a proximidade física do centro da vida apostólica dos jesuítas, em Coimbra, dispensará as múltiplas viagens diárias de carro entre Cernache e Coimbra, permitindo reduzir meios e tempo. Passando a Noviciado a habitar no Loreto, poderá também desenvolver-se uma relação apostólica mais implicada e mais intensa com o conjunto da Igreja e da cidade de Coimbra.
Em aberto fica o futuro uso dos espaços outrora ocupados pelo CAIC, que continuará a ser alvo de uma reflexão interna.
Fotografia de Capa: Edifício da Casa da Quinta de Nª Srª do Loreto onde residirá a Comunidade do Noviciado.