Foi recentemente publicado o número de outubro da revista Brotéria. Na secção dedicada à atualidade, Francisco Sarsfield Cabral reflete sobre a a nova comissão europeia e o processo que conduziu Ursula von der Leyen à presidência daquele organismo. Por seu lado, Nuno Valentim questiona o modo como se desenvolve a articulação entre a Arquitectura e o Património e a importância do pensamento político para esta relação.
Os desafios do multicuturalismo à educação é o tema abordado por Rui Proença Garcia, enquanto Joana Vasconcelos se debruça sobre a recentemente criada Autoridade Europeia do Trabalho. Tudo isto no apartado da Brotéria dedicado à sociedade e à política. Na secção de religião, o P. António Ary, sj discute a relação entre falta de fé e nulidade manifesta do matrimónio, enquanto na secção dedicada às artes e às letras, Henrique Manuel Pereira se debruça sobre a presença do vermelho na Literatura e Diogo Roda Couceiro, sj dedica o seu artigo, à vitalidade da música litúrgica em Portugal tendo como pano de fundo a experiência do LabOratório.
Na edição de outubro da Brotéria merece ainda destaque a homenagem de Guilherme Oliveira Martins à antiga Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz Manuela Silva, recentemente falecida, e o editorial dedicado ao processo de mudança vivido atualmente por esta revista.