Começa o encontro anual da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, na Casa da Torre, em Soutelo. À semelhança das edições anteriores, este ano foi escolhido um tema que servirá de inspiração no decorrer do encontro: “Fontes Inacianas”.
Sendo um momento de encontro fraterno, mas também de reflexão sobre a Província, no programa constam diferentes conferências, momentos de reflexão, oração comunitária e pessoal, tempos de partilha, mas também ocasiões para conversas, encontros informais e de alguma diversão.
Na noite de ontem, ao final do jantar, o P. Mário Garcia, sj e P. Vítor Lamosa, sj fizeram a apresentação do encontro, numa conversa guiada pelo tema “Voltar às Fontes”. Depois disso, os jesuítas portugueses foram ainda convidados a um momento de oração.
“Ite ad Fontes” será o tema da intervenção da manhã de hoje, segundo dia, preparada pelo jesuíta espanhol P. Carlos Coupeau, sj. As duas intervenções do jesuíta espanhol haverá um pequeno tempo de oração pessoal.
Na parte da tarde, terá lugar o plenário “Refletir para tirar proveito” sucedido por uma reflexão sobre as novas Preferências Apostólicas Universais. Já depois da celebração da missa e do jantar, haverá tempo para um serão lúdico e de convívio.
No último dia, na parte da manhã, os jesuítas irão participar num conjunto de oficinas de espiritualidade, intituladas de “Aprender a ir à Fonte”, onde irão voltar às Fontes Inacianas: os Exercícios Espirituais, as Constituições, as Cartas e a Autobiografia de S. Inácio. No final da manhã haverá um momento reservado um tempo de adoração, para “Ligar-se à Fonte”.
A tarde de encerramento do encontro conta com uma intervenção do Provincial, P. José Frazão Correia, sj. O encontro encerrará com a celebração da Eucaristia.