Jesuíta Carlos Miranda foi ordenado padre

A celebração da ordenação decorreu na sé do Porto e foi presidida por D. Manuel Linda, bispo daquela diocese, contando com a presença do Provincial, P. Miguel Almeida, de muitos jesuítas e familiares e amigos dos recém ordenados padres.

O jesuíta Carlos Miranda foi ordenado sacerdote este domingo, dia 9 de julho, na Sé do Porto. Com ele foram ainda ordenados outros seis padres (4 diáconos da diocese e dois carmelitas descalços) e um diácono da diocese. A celebração foi presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto, e contou com a presença do Provincial, P. Miguel Almeida, de muitos jesuítas e familiares e amigos dos recém ordenados padres.

Na homilia da missa, o bispo do Porto sublinhou a simplicidade de Jesus, remetendo para o que Zacarias dizia na primeira leitura, ao dizer que virá num jumentinho. A propósito disso, lembrou os novos padres da importância da simplicidade do seu ministério e do testemunho do sacerdote. Sublinhou ainda a fragilidade do ministério, com todos os desafios com que se defrontam os sacerdotes, e a necessidade de ter uma vida espiritual profunda para manter a sanidade de vida.

Após a celebração eucarística, a comemoração deste momento tão importante na vida do Carlos Miranda e de toda a Província prosseguiu no Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), o centro universitário dos jesuítas no Porto.

O P. Carlos Miranda recebeu como primeira missão enquanto sacerdote a coordenação da pastoral do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.

Fotografias: João Lopes Cardoso (diocese do Porto) e Ponto SJ.