Este ano letivo, os Gambozinos escolheram como tema do ano, a trabalhar em todos os grupos e atividades, “uma só coisa é necessária”. A frase é tirada de uma passagem do Evangelho de S. Lucas (Lc 10, 38-42), onde Jesus vai jantar a casa dos seus amigos Marta e Maria. Estando Jesus na sala a conversar com Maria, que O escuta com atenção, Marta, sua irmã, vem dizer-Lhe que diga a Maria que a venha ajudar. Jesus responde a Marta que ela anda um pouco descentrada, e que uma só coisa é necessária. Jesus diz ainda que Maria escolheu a melhor parte. Aquilo que é mais importante e necessário nas nossas vidas é escutar Jesus! Maria tinha escolhido isso pois percebeu que era essencial na sua vida.
Os Gambozinos, participantes e animadores, também precisam de escutar Jesus. Como Movimento, precisamos de voltar ao que é mais necessário nas nossas vidas, que é a nossa relação com Deus. Claro que não O temos aqui presente, fisicamente, mas podemos escutá-Lo através da nossa oração pessoal, no silêncio. Precisamos de aprender e crescer na nossa forma de rezar, de estar com Jesus, que fala ao nosso coração quando Lhe prestamos atenção. S. Inácio ensina-nos a fazer silêncio, a meditar, contemplar e deixar-nos tocar pelas palavras de Jesus. Ensina-nos também, no Exame de consciência, a rever o nosso dia com os olhos de Deus, agradecendo, louvando e pedindo perdão.
Precisamos também de fortalecer as nossas amizades, os laços que nos unem, dentro dos Gambozinos. Porque os outros também nos podem falar d’Ele! Foi Jesus quem nos chamou, quem nos juntou, e quem nos convida a contruirmos esta comunidade, nos vários núcleos Norte, Sul e Oeste. Assim descobrimos que os outros também nos podem falar de Jesus e podem ser, para nós, sinal de Deus. A nossa Missão nos Gambozinos passa por dar testemunho de Deus e do Evangelho aos outros, amando e servindo. Mas, para isso, temos de deixar o Espírito Santo animar-nos, fortalecer-nos e conduzir-nos.
Finalmente, no próximo verão, em Agosto de 2023, vamos receber em Lisboa milhares de jovens de todo o mundo, para as Jornadas Mundiais da Juventude! Será uma oportunidade única para nos prepararmos interiormente para encontrar Jesus numa comunidade mais alargada de amigos d’Ele. A nossa participação nesta Festa da Fé, irá lembrar-nos que pertencemos a uma família maior que o nosso bairro, que o nosso movimento e que o nosso país, a qual se chama Igreja!
P. Lourenço Eiró, sj