Foi numa quinta feira à tarde que fui para os meus PRIMEIROS Exercícios Espirituais. Três dias em silêncio, três dias desligada do mundo.
Foram três dias especialmente peculiares, terríveis e extraordinários:
Peculiares, porque eu nunca fiquei tanto tempo calada – pensei que não ia aguentar o 1.º dia, para ser sincera. Terríveis, porque confrontei os meus problemas e dilemas (basicamente, coisas por resolver). Extraordinários, porque renasci. É como se tivesse limpo e organizado a memória de um telemóvel, mas não – organizei só a cabeça.
Se tive medo? Estava aterrorizada. E não foi por estar em silêncio. Acho que a parte mais difícil é parar, (aprender a) ouvir e rezar. Até aqui, não guardava nem 5 minutos para rezar. Deus tem muitas coisas para me dizer e eu tenho muitas coisas para ouvir.
Temos que ter um momento do dia para parar, foi uma das coisas que os EEs me ensinaram. Deus tem tempo para cada um de nós, porque é que não temos um bocadinho de tempo para Ele?
Só poderia tentar compreender como saio destes EE quem fez. Portanto, se estás com medo, atira te de cabeça! E vais ser tão bem recebido como eu fui.
Carmo Moraes
Animadora