Família Inaciana convocada para Fátima no dia 12 de março

Neste Ano Inaciano, todos os que partilham a missão da Companhia de Jesus em Portugal são convidados para um dia de festa e celebração em Fátima. Encontro pretende reforçar o corpo apostólico da Província, juntando jesuítas e leigos.

No dia 12 de março todos os caminhos inacianos vão dar a Fátima. Neste Ano Inaciano, em que a Companhia de Jesus comemora os 500 anos da conversão de Inácio de Loiola, todos os que partilham a missão da Companhia em Portugal e a espiritualidade inaciana são convidados para um dia de encontro em Fátima. O Dia da Família Inaciana reunirá as várias comunidades inacianas espalhadas pelo país, de Braga ao Algarve, bem como os colaboradores da Província, para um dia de partilha e festa.

Este dia não foi escolhido ao acaso. A 12 de março assinalam-se também os 400 anos da canonização de Santo Inácio e São Francisco Xavier, outro motivo de celebração deste ano inaciano. Assim, com este encontro, nesta data especial, pretende-se fomentar o entusiasmo de todos pela missão partilhada da Companhia e renovar o espírito de corpo apostólico.

Para este Dia da Família Inaciana estão previstas duas grandes dinâmicas: uma dinâmica setorial e outra global, ou seja, para todos. A dinâmica setorial decorrerá de manhã e consistirá em quatro programas distintos: um para jovens (destinado a participantes entre os 18 e os 30 anos e que começa na noite anterior); outro para famílias; um terceiro, a que foi dado o nome de Amigos de Inácio, para os que querem aprofundar o conhecimento sobre Inácio; e ainda o programa Companheiros na Missão, que juntará os que colaboram mais diretamente na missão conjunta da Província.

Da parte da tarde, reunir-se-ão todos os participantes no santuário para um momento de oração conjunto na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma conferência com a Irmã Nathalie Becquart, secretária do Sínodo dos Bispos, e a Eucaristia, que juntará a família inaciana na Basílica da Santíssima Trindade.

Para este Dia da Família Inaciana haverá uma inscrição e cada um poderá escolher livremente em qual dos programas deseja participar e inscrever-se. Pretende-se que as pessoas possam, de algum modo, “furar a bolha” das suas pertenças setoriais mais estritas (grupo, obra, faixa etária) para escolherem o programa do seu interesse.

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 4 de fevereiro, dia de S. João de Brito, padroeiro da PPCJ, no site do Ano Inaciano, em www.pontosj.pt/ano-inaciano. Aí poderá também ser encontrada informação mais detalhada sobre cada um dos programas.