Faleceu o P. António da Costa Silva

Faleceu durante a última madrugada, na enfermaria dos jesuítas em Braga, o P. António da Costa Silva. Tinha 84 anos de idade e 66 na Companhia de Jesus. A missa das exéquias terá lugar amanhã, segunda-feira, pelas 15h em Braga.

O P. António da Costa Silva foi durante vários anos formador dos Jesuítas como Diretor Espiritual da Comunidade Pedro Arrupe e Superior da Comunidade do Noviciado em Coimbra. Dedicou-se também ao ensino e chegou também a ser o responsável do Departamento da Educação Cristã de Adultos, da Conferência Episcopal Portuguesa. Teve também um papel importante no acompanhamento e formação da Vida Religiosa e dedicou-se aos Exercícios Espirituais, tendo sido diretor do Centro de Espiritualidade e Cultura situado na Casa da Torre em Soutelo, Braga.

Nasceu em Casegas, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, no dia 15 de abril de 1938. Fez os estudos secundário na Escola Apostólica de Macieira de Cambra, de 1950 a 1955. Entrou na Companhia de Jesus, no dia 7 de setembro de 1955, na Casa da Torre, Soutelo, Braga. Depois de dois anos de Noviciado fez os primeiros votos no dia 8 de setembro de 1957. Estudou Humanidades (etapa do Juniorado) de 1957 a 1960, em Soutelo. Fez os estudos filosóficos na Pontifícia Faculdade de Filosofia de Braga onde obteve a licenciatura em Filosofia, em 1963.

Esteve no Colégio das Caldas da Saúde, Santo Tirso, na etapa do Magistério e lecionou religião, português, geografia e ciências naturais, durante dois anos (1963-1965). Foi para a Irlanda, Milltown Park, Dublin, em 1965, estudar Teologia, onde esteve até 1969. Entretanto foi ordenado sacerdote, no dia 29 de junho de 1968, na Sé Catedral do Porto. Em 1969 regressou a Portugal e recebeu a missão de trabalhar no Colégio da Imaculada Conceição, Cernache, Coimbra, como professor de inglês e Diretor Espiritual dos alunos. Entre 1971 e 1973 foi Capelão Militar, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, continuando ligado ao Colégio de Cernache. Em 1973 foi nomeado Diretor Pedagógico do Colégio de Cernache, Promotor Vocacional e Diretor da Casa de Exercícios Espirituais de S. José, também, localizada na quinta de Cernache. Fez a Terceira Provação no Rodízio entre 1976 e 1977 e emitiu os últimos votos no dia 8 de dezembro de 1978, em Cernache.

Foi destinado à residência da Covilhã, em 1978, da qual foi nomeado Superior no ano seguinte e trabalhava na pastoral. Em 1986 foi para Lisboa para ser o responsável do Departamento da Educação Cristã de Adultos, da Conferência Episcopal Portuguesa e vivia na residência da Lapa. Em 1987 foi destinado à Casa da Torre, Soutelo, como Superior da Comunidade e Diretor do Centro de Espiritualidade e Cultura (CEC) e dedicou-se a orientar Exercícios Espirituais.

Em 1992 mudou para a residência do Apostolado da Oração (AO), em Braga e foi nomeado Vigário Episcopal para os Religiosos e Diretor Espiritual do Seminário e continuava como Diretor do CEC. Ainda em Braga mudou para a Comunidade Pedro Arrupe (Juniorado-Filosofiado) como Diretor Espiritual e Ministro da Casa. Em 1998 foi para Coimbra nomeado Reitor da Casa do Noviciado, acumulando com o cargo de Sócio do Mestre de Noviços e Diretor da Casa de Nª. Srª. do Loreto. Dava, também, aulas no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET). Em 2001 foi nomeado Superior da residência de Évora e dedicava-se à orientação de Exercícios Espirituais e outras atividades pastorais. Em 2008 voltou para Braga nomeado Superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração. Em 2014 foi nomeado Superior da residência do Sagrado Coração de Jesus, da Póvoa de Varzim e trabalhava na pastoral. Em 2017 voltou para Évora como bibliotecário, guia CVX e dedicado a ministérios sacerdotais.

Debilitado na saúde foi, em junho de 2022, para a enfermaria da residência da Faculdade de Filosofia, em Braga, onde faleceu no dia 10 de Julho de 2022.