As férias são aqueles dias que ansiamos durante longos meses. Finalmente os dias só nossos, vividos com o ritmo que o corpo e o coração pedem.
Com dois filhos pequenos são inevitavelmente tempos agitados, com muitas aventuras, descobertas e novas aprendizagens. Tempo de desfrutar uns dos outros sem as distrações do trabalho e das rotinas do quotidiano. É também tempo de histórias, dos livros, inventadas, nossas. As histórias, na nossa família, não se limitam à hora de deitar, acontecem logo de manhã, quando esperamos pelo almoço, antes da sesta, no caminho para a praia, na hora do banho e às vezes até para terminar rapidamente uma birra.
A história da nossa vida, do início da nossa família é das preferidas.
Com o crescimento e a maior consciência da vida, a imagem de Deus vai-se tornando mais concreta na vida dos nossos filhos.
Na partilha de histórias da nossa vida partilhamos também exemplos da presença de Deus e do lugar que Ele ocupa na nossa família, tornando-se uma personagem ativa.
Desafio:
Fazer memória do nosso percurso enquanto família, dos desafios, das pessoas que por ela foram passando;
Transformar a nossa história em histórias concretas, tentando transmitir a presença de Deus como personagem concreta e ativa.
Desafio avançado:
Escolher uma história e escrevê-la, completando-a com desenhos/fotografias.
Maria e Pedro, 34 anos, conheceram-se através dos colégios da Companhia de Jesus ( Maria estudou no Colégio das Caldinhas e o Pedro no Colégio da Imaculada Conceição). Casados há 8 anos, são pais do Guilherme de 5 anos e do Simão de 2.
Consulte as propostas anteriores da rubrica Férias com Deus:
Proposta 4 – Ser herói ou ser santo?
Proposta 3 – Pode a oração ser uma luta?
Proposta 2 – Dilatar o coração
Proposta 1 – Só avança quem descansa
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.