6 músicas que fazem cada um de nós lembrar-se da nossa família.
A primeira é a escolha da Cristina, as seguintes dos quatro filhos, por ordem de idade, e a última a minha.
Canon and Gigue in D Major – Johann Pachelbel
“Música que me lembra a nossa família? Pachelbel”. Há mais de 20 anos, os nosso amigos Rita e João casaram-se e ofereceram a cada convidado um CD com as músicas da sua vida. Este CD andou durante anos no nosso carro e marcou a família de uma forma curiosa. Esta música faz parte desse CD.
Com um brilhozinho nos olhos – Sérgio Godinho
“Lembra-me imenso a nossa família”. Música do CD do casamento da Rita e do João (comentário anterior). Este CD que estava sempre a tocar quando os filhos eram pequenos e íamos no carro. A Cristina e eu à conversa à frente e os filhos no segundo banco: a mais velha já sentada no banco, os mais novos no elevador e na Maxi Cosi.
O Leãozinho – Caetano Veloso
“Faz-me lembrar a família porque ouvíamos no SEAT”. A história é igual à anterior. É curioso como o ambiente seguro e contentor de um carro com a família em viagem pode deixar uma marca tão forte em todos. Fica a lição para as famílias recém constituídas: viagem muito de carro J!
House of the Rising Sun – The Animals
“Lembra-me estarmos todos juntos e o pai a cantar”. Já não é música de carro mas de alguns serões em que ensaiava umas dedilhadas na viola na esperança de entusiasmar algum filho pela música e de os começar a interiorizar o gosto pelos campos de férias.
Feeling the Feelings – Kelly Slater
“Faz-me lembrar os surfaris (no Sudoeste Algarvio) e as ondas da Costa (da Caparica) e da Foz (do Arelho)”. Novamente música que ouvimos no carro em família. Mas este filho é 10 anos mais novo pelo que o CD é outro – um CD que um dos filhos gravou para as surf trips familiares – e a viagem é surf trip anual na Costa Algarvia. Mas a lógica do momento é a mesma: juntos em paz, segurança e bem estar.
I See fire – Ed Sheeran
Música do CD das surftrips que sempre provoca em mim um sentimento de força, amizade, resiliência, esperança. Sempre que a ouço transporta-me para um lugar bom onde estamos juntos e bem.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.