A descoberta de uma desaparecida tela do pintor jesuíta Domingos da Cunha, O Cabrinha, felizmente adquirida em 2020 pelo Museu de São Roque, sobre a qual foi publicado um texto na Revista Brotéria, motiva esta apresentação sobre os pintores jesuítas portugueses dos seculos XVI e XVII que trabalharam especialmente nos templos e sacristias da ordem inaciana.
Este seminário tem lugar na terça-feira, dia 20, entre as 18h30 e as 20h na Brotéria. Será orientado por Vítor Serrão do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutorado pela Universidade de Coimbra, Vítor Serrão é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador integrado do ARTIS-IHA/FLUL. Especializou-se no estudo da pintura portuguesa renascentista, maneirista e barroca, bem como em Teoria da Arte e no campo da salvaguarda do Património, e é autor de numerosa bibliografia nestes domínios. É membro do conselho redatorial das revistas Artis e Archivo Español de Arte.
Na Brotéria – R. São Pedro de Alcântara 3
Entrada livre, com lotação limitada
Inscrições em www.broteria.org
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria