* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.

Especial Pausa para Inspirar - Quaresma 2022
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Nesta página podem ler-se também os artigos publicados no Ponto SJ sobre o legado de Francisco, bem como ver algumas das fotografias que ilustram a vida de Jorge Mario Bergoglio na Companhia de Jesus.
O contrário de pluralidade não é a unidade, mas a uniformidade. E o contrário da unidade não é a pluralidade, mas a divisão.
O primeiro lugar da ação do Espírito Santo é a carência e o desconforto. O Conclave é uma inquietação que atravessa o deserto.
A poucos dias de se iniciar o Conclave, os padre jesuítas Samuel Beirão, Duarte Rosado e Nelson Faria estão à conversa sobre o legado do Papa Francisco.
Nesta terceira viagem organizada pelo Ponto SJ, um grupo de 62 pessoas rumou a Assis e a Roma para aprofundar o pensamento de Francisco. Uma viagem atravessada pelo seu funeral, mas que foi de gratidão e verdadeiro espírito pascal.
Os sapatos não são apenas metáfora: são a tradução crua de um pontificado. Caminharam pela terra de Lampedusa, onde tantos procuram vida e encontram morte; tocaram fronteiras, ergueram pontes onde outros queriam levantar muros.
O Papa Francisco divulgou o conceito de discernimento. Passou a estar nas bocas do mundo. Nem sempre bem-entendido, mas fica o desafio de ser a condição necessária para o diálogo e para o crescimento.
Durante este tempo de Sede vacante (e do Conclave) talvez seja isto a que somos chamados: reconhecer que Deus é misericordioso. Não se cansa de oferecer-Se ao Seu Povo. Este é o tempo de agradecer o dom do pontificado e da vida de Francisco
O Papa Francisco trouxe à Igreja e ao mundo uma nova perspectiva sobre a ecologia, interligando espiritualidade e ecologia. A encíclica Laudato Si’ é um marco, chamando a atenção para a crise ambiental propondo uma «conversão ecológica»
Durante os 12 anos de pontificado, o Papa foi “Companhia de Migrantes” para aqueles que são frequentemente deixados à margem, nas periferias, nas fronteiras.
É com cada um de nós, mas em particular com os jovens, que o Papa Francisco conta na tarefa da evangelização, no anúncio do Cristo ressuscitado, no rasgar de horizontes de esperança onde só a sombra parece reinar.
O Papa Francisco foi, acima de tudo, um pastor profundamente político. Não se pode seguir Cristo e, ao mesmo tempo, ignorar os pobres, excluir migrantes, destruir a criação ou relativizar a dignidade humana.