Falar de astrologia no contexto da história dos jesuítas parece estranho, quase absurdo. É aliás frequentemente assumido que a Companhia de Jesus era completamente oposta a tais práticas. No entanto, a presença de aulas de astrologia no Colégio Jesuíta de Santo Antão, em Lisboa, parece contrariar esta ideia, revelando-nos uma faceta menos conhecida da Companhia de Jesus. Neste seminário foram explorados os factos e contextos por detrás desta inesperada vertente do ensino Jesuíta.
O Seminário de História dos Jesuítas é um encontro organizado pela Brotéria que tem por principal objetivo promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti jesuitismo e expulsão, restauração, etc.
A próxima sessão é já na terça-feira, dia 28, às 18h30 na Brotéria, no Bairro Alto, em Lisboa. É dedicada aos Fundos de arquivo da Casa de Escritores da Brotéria. A apresentação será feita pelo arquivista Jacinto Guerreiro.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria