Os destaques da revista Brotéria de março

Os destaques da revista Brotéria de março e o podcast em que os editores da revista conversam sobre as suas escolhas.

Os destaques da revista Brotéria de março e o podcast em que os editores da revista conversam sobre as suas escolhas.

O número de março abre com Mudança de Época, o Editorial de José Frazão Correia SJ que, por ocasião do 9º aniversário do pontificado do Papa Francisco, oferece uma reflexão acerca da posição que a Igreja — especificamente no campo das suas práticas pastorais, categorias, edifício institucional e leis canónicas — deve assumir perante os novos tempos.

Ainda a propósito da celebração dos nove anos desde a eleição de Francisco, Frei Bento Domingues, Dominicano e colunista do jornal Público, evoca os traços marcantes, as concretizações e ainda os sonhos em suspenso deste pontificado.

João César das Neves explica as razões pelas quais Portugal está a ficar para trás e Carlos Fiolhais alerta para a imprescindibilidade do diálogo entre religião e ciência para o futuro da Terra.

José Luís Ramos Pinheiro dá voz à missão da Renascença e ao seu lugar num mundo em transformação cultural e Américo Pereira questiona-se: O que é isso do humano?

Maria José Ferreira Lopes aproveita os novos começos que marcam este mês para refletir sobre os inícios dos rituais religiosos e cívicos e os seus simbolismos, que chegam até aos dias de hoje.

João Norton de Matos SJ convoca os aspetos do debate em torno do restauro e reconstrução da catedral de Notre Dame e Isabel Mónica conta-nos como uma caricatura kitsch de um músico do Minho deu origem a um relicário do século XXI.

 

Podcast I Revista sai do Papel I A escolha dos editores 

https://open.spotify.com/episode/1EUfzzGolzYzpdvMsPixD4?si=382040996481412b

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria