* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial SEEI 2021
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Entre os 13 patronos da Jornada Mundial da Juventude, apresentados na semana passada, estão dois jesuítas: S. João de Brito e o Beato João Fernandes. Fique a conhecê-los melhor.
Reparemos neste respeito e nesta docilidade. No meio das trevas e da dor, uma palavra que não invade, mas transforma desde dentro: “que a paz esteja em ti, que a luz de faça ver”.
De visita a Timor Leste, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o P. João Felgueiras com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, em reconhecimento pelo seu papel na difusão da língua e cultura portuguesas.
O jesuíta Javier Melloni tem a força e a transparência de quem vive enraizado em Deus. Isso fica claro nesta conversa com o Ponto SJ, em que antecipa alguns dos temas que discutirá nas conferências que dará em Portugal na próxima semana.
Em Javier Melloni, no que escreve e no que vive, há apenas uma trincheira, paradoxalmente aberta ao mundo e plena de potencial dialogante e porosidade: o mistério do encontro no silêncio. Análise ao livro “Para um tempo de síntese”.
O carismático e internacionalmente reconhecido jesuíta é fenomenólogo das religiões, dedicando especial atenção ao diálogo inter-religioso e à compreensão das diferentes tradições religiosas. Vai estar em Lisboa, no Porto, Évora e Coimbra.
O Movimento de Renovação da Arte Religiosa fundado em 1953 estará em análise na Brotéria no dia 25 de maio entre às 19h e as 20h30, no contexto do Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico. A sessão é orientada por João Alves da Cunha.
Amar é o verbo principal da fraternidade a que somos chamados, mas não basta conjugá-lo em palavras. Amar o próximo como Deus nos amou exige disponibilidade, exige tempo e desprendimento, e exige entrega.
Exposição de Luísa Jacinto e Isa Melsheimer é inaugurada na próxima secta às 18h na Brotéria. Exposição reflete a intenção de perceber que as formas de vida antecedem, perfuram e prevalecem o movimento do lugar no qual se desenrola o drama.
Jesuíta alemão, especialista no tema da proteção de menores, afirmou que, tal como os crentes pedem perdão pelos seus pecados, também a Igreja deve assumir institucionalmente os seus erros e pedir perdão às vítimas.
Ouvir a voz não é algo passivo, temos de escutar ativamente a voz do Senhor. Esta escuta implica que ouvimos a voz e agimos de acordo com o que a voz nos está a dizer.
Curso presencial e online sobre os Exercícios Espirituais é promovido pela Brotéria e tem lugar de 10 a 12 de maio e é orientado pelo P. Luís Providência, sj.