O manuscrito original da Clavis Prophetarum

A sessão desta terça-feira vai ser sobre "O manuscrito original da Clavis Prophetarum" por Ana Valdez e Arnaldo Espírito Santo.

A sessão desta terça-feira vai ser sobre "O manuscrito original da Clavis Prophetarum" por Ana Valdez e Arnaldo Espírito Santo.

No próximo dia 16 de Maio, das 18h30 às 20h, vai decorrer mais um encontro mensal para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti-jesuitismo, expulsão e restauração. A sessão desta terça-feira vai ser sobre “O manuscrito original da Clavis Prophetarum” por Ana Valdez e Arnaldo Espírito Santo.

Na cidade da Baía, no dia 18 de Julho de 1697, faleceu, após três dias de intensa febre, o Padre António Vieira, jesuíta. Entre os seus papéis estava um manuscrito com uma obra inacabada, a que dera o título de Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), sobre a implantação do reino ou império universal de Cristo na terra. Em 1699 foi enviada para Roma uma cópia desse manuscrito, ficando o original guardado numa arca no colégio da Companhia de Jesus na Baía, até que, cerca de 1715, foi enviado para Lisboa com destino a Roma. Em Lisboa, o Padre António Casnedi, jesuíta, elaborou um parecer com vista à sua publicação. Depois dessa data foi levado para Roma, tendo-se perdido a noção de que, entre as cópias existentes, esse manuscrito era o original da Clavis Prophetarum.

Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito

_____________________________________________________________________________________________

Ana Travassos Valdez
Investigadora Principal do Centro de História da Universidade de Lisboa. Licenciou-se e doutorou-se em História na mesma universidade. Depois, partiu para Yale, nos EUA, para estudar com o maior especialista em literatura apocalíptica, John J. Collins. À Universidade de Yale chegou como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), depois passou a professora. Funções que desempenhou mais tarde na Brown University, na Columbia University e na UMass-Lowell. Foi ainda investigadora da FCT na Universidade de Évora, visitante académica da Faculdade de História da Universidade de Oxford, e hoje é investigadora principal no Centro de História da Universidade de Lisboa através do programa de Emprego Científico da FCT (CEEC). Está a liderar um projeto interdisciplinar e à escala global sobre pandemias e expectativas apocalípticas Pandemics and Apocalyptics, para perceber como é que as expectativas de fim de mundo, de cariz apocalíptico, continuam a ser vividas no século XXI, e a justificar atos de violência.

Arnaldo Espírito Santo
Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, é investigador do Centro de Estudos Clássicos, de que foi diretor e coordenador da linha de investigação Sapientia Asiatica. É Investigador Responsável do Projeto Res Sinicae, e investigador do Projeto Europa Renascens, que agrupa mais de três dezenas de universidades europeias. Tem desenvolvido a sua investigação no domínio da história da antiguidade clássica, da cultura e das línguas clássicas, da cultura latina da Idade Média e do Renascimento, e da literatura portuguesa clássica.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria