O livro dos Salmos: poesia e oração

Em quatro sessões tratamos os aspetos gerais elementares para compreender o livro dos salmos e a sua poética, conteúdos teológicos, espiritualidade e, finalmente, o modo como Jesus os rezou e como o Novo Testamento os interpretou.

Em quatro sessões tratamos os aspetos gerais elementares para compreender o livro dos salmos e a sua poética, conteúdos teológicos, espiritualidade e, finalmente, o modo como Jesus os rezou e como o Novo Testamento os interpretou.

As manhãs de espiritualidade na Brotéria acontecem aos sábados de manhã e são conduzidas pelos P. Vasco Pinto de Magalhães SJ e P. João Norton SJ. Em cada sessão há um tempo de apresentação, um momento de silêncio ou conversa e um espaço final de diálogo.

A próxima sessão vai ser no dia 4 de Novembro, entre as 11h e o 12h30 com o P. Vasco Pinto de Magalhães, SJ sobre “Temas espirituais dos salmos: desolação e consolação; viagem interior; ternura e libertação.”

Os salmos, orações cantadas e musicadas, “são a flor e o fruto dum longo romance entre Deus e o ser humano”. O livro dos salmos é o livro da Bíblia onde a Palavra de Deus dirigida aos homens surge como poesia humana dirigida a Deus. Eles são a oração do homem bíblico e também de Jesus.

Em quatro sessões tratamos os aspetos gerais elementares para contextualizar e compreender o livro dos salmos e a sua poética, os seus conteúdos teológicos, a sua espiritualidade e, finalmente, o modo como Jesus os rezou e como o Novo Testamento os interpretou.

Próximas sessões:

4/11: P. Vasco Pinto de Magalhães, SJ | Temas espirituais dos salmos: desolação e consolação; viagem interior; ternura e libertação.
Os salmos refletem a grande polaridade do sentimento humano e religioso, a consolação e a desolação, a proximidade e a distância de Deus. Eles são ao mesmo tempo uma viagem interior, a gestação duma liberdade, a experiência da ternura e da misericórdia de Deus.

11/11: P. Vasco Pinto de Magalhães, SJ | Os salmos e Jesus, Jesus e os salmos
Tendo sido escritos ao longo de vários séculos antes de Jesus Cristo, na perspetiva cristã os salmos encontram n’Ele a plenitude do seu sentido. Por outro lado, o próprio Jesus conhecia os salmos e Santo Agostinho designou-o como “aquele admirável cantor de salmos”. E a Igreja continua a fazê-lo até hoje.

Já aconteceram:

14/10: P. João Norton SJ | Introdução ao livro e à poética dos salmos
Os salmos são poesia e escola de oração, mas nem sempre fáceis de compreender. Esta primeira sessão é uma introdução ao livro dos salmos, a sua numeração, contexto, famílias de salmos e géneros literários. Em tudo isto daremos ouvidos aos próprios salmos.

21/10: P. João Norton SJ | Conteúdos teológicos dos salmos: Deus e o homem, misericórdia e confiança, piedade e culto
Sendo os salmos a oração dirigida a Deus, eles falam-nos de Deus, do homem e da sua relação recíproca, falam assim da misericórdia e da ternura de Deus para com o homem, e da resposta do homem para com Deus através da confiança e piedade individual e do culto no Templo.

________________________________________________________________________

P. Vasco Pinto de Magalhães SJ  
Jesuíta desde 1965, o seu percurso entrecruza a pastoral universitária, em Coimbra, Porto e Lisboa, o acompanhamento espiritual e a orientação de Exercícios Espirituais. Foi cofundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área de reflexão e debate. É autor de numerosas obras de espiritualidade e formação cristã, juntando-se à Brotéria em 2016.

P. João Norton SJ  
Jesuíta desde 1990, João Norton é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em Estética e Filosofia da Arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre “a crise moderna da arte sacra”. É atualmente assistente convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, residindo na comunidade da Brotéria desde 2011.

 

Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria