O Céu que espera por si…
O que é o Céu? É parecido com o céu que vejo? Para onde vão os que dizemos que vão para o Céu? Onde está o Céu? – perguntas infantis que vivem connosco toda uma vida, cem vezes reformuladas. À última posso responder: o Céu está em Santa Isabel, mais precisamente no teto da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.
Não é uma pintura para visitar. É, como deve ser o Céu, um convite a entrar. A ficar até a serenidade ocupar em nós o espaço do bulício e permitir-nos sentir as subtis tonalidades que lhe dão cor. Ficar o tempo suficiente para desejar voltar a uma outra hora, com uma luz exterior diferente que nos ensine mais coisas sobre o céu que se estende sobre as nossas cabeças.
Não é uma pintura para visitar. É, como deve ser o Céu, um convite a entrar. A ficar até a serenidade ocupar em nós o espaço do bulício e permitir-nos sentir as subtis tonalidades que lhe dão cor
No dia da sua inauguração Vera Appleton leu um texto que diz mais do que eu poderia dizer:
“Sete são os anos que esperámos para que este dia chegasse. Sete anos desde que o Céu nasceu. Costumo dizer que esta é uma bela história para se contar, provavelmente uma das mais belas das que fazem parte da minha vida. (…)
É uma história de encontro e abertura. De encontro entre crentes e agnósticos, entre portugueses e estrangeiros, técnicos e artistas. De encontro entre pessoas e instituições diferentes na procura de um objetivo comum e desinteressado. De abertura de uma instituição milenar, a Igreja, à arte contemporânea. (…)”
É uma história de encontro e abertura.
O projeto, a maqueta, a pintura – tudo é do pintor Mike Biberstein que morreu antes de o começar a pintar no teto de Santa Isabel. Mas o Céu está lá. Creio que… como ele o gosta de ver.
Informações úteis
Igreja de Santa Isabel
Rua Saraiva de Carvalho 2-A1250-243 Lisboa (Mapa Google)
Telefone:213933070
E-mail: [email protected]
Abertura: Em agosto apenas da parte da tarde 16h30-19h30
Como chegar?
Metro: Sair Estação Rato (linha amarela) – 7 minutos a pé.
Autocarros: 738, 709 e 758
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.