Missa de Santo Inácio encerra Ano Inaciano

No dia 31 de julho, dia de Santo Inácio, terminam as comemorações dos 500 anos de conversão de Inácio. Um tempo festivo que ao longo de 16 meses contou com várias iniciativas que procuraram ajudar a ver novas todas as coisas em Cristo.

No dia 31 de julho, dia de Santo Inácio, terminam as comemorações dos 500 anos de conversão de Inácio. Um tempo festivo que ao longo de 16 meses contou com várias iniciativas que procuraram ajudar a ver novas todas as coisas em Cristo.

Está a chegar ao fim o Ano Inaciano. No dia 31, festa de Santo Inácio, serão encerradas, em todo o mundo, as comemorações dos 500 anos da conversão do fundador da Companhia de Jesus. Na nossa província, este ano festivo que arrancou no dia 20 de maio encerrará, tal como começou, em torno da eucaristia, em cada comunidade inaciana local, que congregará jesuítas, religiosos e leigos que partilham a herança de Santo Inácio que é a espiritualidade inaciana.

Para este momento final, o Padre Geral propõe que todas as comunidades e obras inacianas consagrem a sua vida e missão ao Coração de Jesus. Como explica o coordenador do Ano Inaciano na nossa província, P. Miguel Pedro Melo, o lema ‘Ver novas todas as coisas em Cristo’ “não pretende ser um slogan do momento, mas tornar-se numa janela para aquela conversão contínua a que o Espírito sempre nos convida. Se no início do ano inaciano éramos convidados a olhar o ferimento de Inácio, agora viramos o nosso olhar para o coração aberto de Cristo. Não como apologia de uma outra ferida mas como uma abertura à esperança de que as nossas feridas se tornem em abertura, sinais da nossa permeabilidade ao Senhor em todas as coisas, ícone de um modo de proceder que pode ser também o nosso.”

Assim, em cada celebração inaciana local será rezada uma oração de consagração escrita e recitada pelo P. Pedro Arrupe.

Para este momento final, o Padre Geral propõe que todas as comunidades e obras inacianas consagrem a sua vida e missão ao Coração de Jesus.

Os horários das celebrações no dia 31 serão os seguintes:

Braga: 19h00 – Basílica dos Congregados
Porto: 12h15 – Nossa Senhora de Fátima e 19h – Igreja Paroquial da Cedofeita
Coimbra: 19h30 – Igreja de Nossa Senhora de Lurdes
Covilhã: 11h30 – Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Lisboa: 18h00 – São Roque
Pragal: 11h00 – Paróquia de São Francisco Xavier
Évora: 19h30 – Igreja do Carmo
Portimão: 10h30 – Igreja de Nossa Senhora do Amparo
A comunidade do Colégio das Caldinhas reunir-se-á a 23 de julho, às 18h30 (Colégio das Caldinhas)

Ao longo do mês de Santo Inácio que encerra este ano festivo, o Ponto SJ tem estado a organizar um retiro online denominado “Aprender a olhar com Inácio” com meditações semanais que ajudam a viver melhor este mês especial. Mais próximo do final do mês, a começar já no sábado, propomos uma novena de Santo Inácio, como modo de preparação para este grande dia.

O Ano Inaciano decorreu localmente em cada comunidade inaciana, com muitas propostas e iniciativas que procuraram promover um sentido de conversão à luz da transformação de Inácio. Além da abertura oficial que juntou online, através no zoom e ainda num tempo marcado pela pandemia, todas as comunidades inacianas do país, dois momentos especiais marcaram este ano festivo: a Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana, realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Fátima, bem como o Dia da Família Inaciana, realizado no mesmo local, a 12 de março, 400 anos depois da canonização de Santo Inácio e São Francisco Xavier.

Este Dia da Família Inaciana juntou em Fátima mais de 2500 pessoas ligadas à Companhia de Jesus: jesuítas, leigos, religiosas de inspiração inaciana, famílias, crianças e jovens dos colégios e dos centros universitários e campos de férias, colaboradores da Província, passando pelas paróquias e pelos livros e meios digitais.

Para rever este dia clique em baixo:

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.