Livros para desconfinar a mente

Livros para desconfinar a mente. Todas as semanas à sexta-feira uma sugestão no Ponto SJ.

Livros para desconfinar a mente. Todas as semanas à sexta-feira uma sugestão no Ponto SJ.

Sugestão 5 – Filhos da Luz em tempos de prova – Reflexões de um monge para nos mantermos unidos na adversidade

“Foi nesta escuridão iluminada pela Palavra de Deus, afetado pela ansiedade com o futuro, preocupado com a evolução da sociedade contemporânea, assustado com os dramas que debilitam a Igreja e desolado pelos conflitos que estão a alterar as nossas relações internas, e que estão presentes em mim, que decidi escrever este livro, para dar testemunho”. É assim que Dom Samuel Lauras, abade trapista, apresenta a sua obra. E dar testemunho de quê? De que é possível viver em Igreja, estar na sociedade, discordar e discutir sem destruir os vínculos que mantêm de pé a comunidade cristã, seja a comunidade dos amigos, dos religiosos, da paróquia, do movimento apostólico, da diocese, da Igreja universal… É possível discutir sem deixar de ser filho da Luz.

Editora: Frente e Verso

 

Sugestão 4 – Sonhemos Juntos – O caminho para um futuro melhor

Neste arranque de quaresma, um livro do Papa Francisco que nos ajuda a refletir sobre esta pandemia e a encontrar caminhos para dela podermos tirar algo de positivo. Aqui, Francisco revela como ele próprio teve de lidar com três crises na sua vida e como estas o ajudaram a mudar para melhor. E lembra-nos que o dever de um cristão é amar a Deus e servir o próximo.

Editora: Planeta

 

 

Sugestão 3 – Jesusalém 

Mwanito conta-nos a história da sua família depois da morte da sua mãe Dordalma. A escrita inventiva e poética de Mia Couto leva-nos até um lugar onde juntamente com o seu pai, o seu irmão, e o serviçal Zacaria Kalash, Mwanito aprende a humanidade longe do mundo e de qualquer outro contacto. Num lugar longe de tudo, o ‘afinador de silêncios, como lhe chamava seu pai, vai-se confrontando com a verdade sobre o seu modo de vida.

Editora: Caminho – Leya

Sugestão 2  – A paixão do Conde de Fróis

Um romance que conta a história de um conde de má fama, desterrado para o norte de Portugal no século XVII, que se vê obrigado a defender do inimigo a sua irrelevante praça, S. Gens. Uma narrativa pela pena de Mário Carvalho que, com muita ironia, relata as aventuras bélicas em causa, mas também toda a envolvência social que um episódio destes acarreta.

Editora: Porto Editora

 

Sugestão 1 – Dom Casmurro

A história de alguém que depois de ‘falhar’ a vocação sacerdotal, casa com um amor de infância, mas vive perseguido pelo fantasma da traição da mulher. Dom Casmurro é narrado com graça e mestria por um dos mestres da literatura brasileira: Machado de Assis.

Editora: Guerra e Paz

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.