Josef Pieper: Aprender de novo a ver

Josef Pieper, num texto publicado em 1952 para um catálogo de uma exposição de arte, refere que “a faculdade de ver do homem está em declive”, e que deve ser a missão do educador ensinar de novo a ver.

Josef Pieper, num texto publicado em 1952 para um catálogo de uma exposição de arte, refere que “a faculdade de ver do homem está em declive”, e que deve ser a missão do educador ensinar de novo a ver.

Inserido no Seminário Pensar a Educação, iniciativa na qual se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros, Constança Pernas traz-nos a obra Learning how to see again, de Josef Pieper. O encontro vai ter lugar na Brotéria, no dia 3 de outubro, terça-feira das 19h às 20h30.

Josef Pieper, num texto publicado em 1952 para um catálogo de uma exposição de arte, refere que “a faculdade de ver do homem está em declive”, e que deve ser a missão do educador ensinar de novo a ver. Mas a que corresponde esta capacidade? Como é que pode estar em declive uma “ferramenta” que está em constante uso? Quais são as razões desta perda? De que modo pode a educação contribuir para a recuperação da visão?

Pieper reflete sobre estas questões, e procura apresentar uma solução para este problema, pois compreende que na reeducação do olhar, depende a integridade da existência humana.

Recomendamos a leitura prévia do texto através deste link.

 

Constança Pernas

Professora de História no Colégio de Santa Maria. Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a terminar o Mestrado em Filosofia Geral na mesma Faculdade.

 

Seminário Pensar a Educação

O que é educar alguém? Como se educa? Para que é que se educa? Que lugar tem a educação na cultura e que lugar tem a cultura na educação? Estas são as perguntas centrais que conduzem este seminário em que se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros. Nestes encontros, pretende-se abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos. Uma oportunidade para os participantes não só se familiarizarem com várias possibilidades de leitura do desafio educativo como também para enfrentar as suas grandes questões e analisar criticamente as respostas que foram sendo encontradas. Recomenda-se a leitura prévia dos textos de cada sessão, que serão disponibilizados aos participantes.

Coordenação científica: Joana Corrêa Monteiro (Nova SBE + FLUL, APECEF), Simão Lucas Pires (Nova FCSH, APECEF), Vasco Cardoso (Nova FCSH), José Leitão (APECEF)

Local: Brotéria
Duração: 1h30

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria