Na próxima terça-feira, dia 16 de Dezembro, entre as 19h00 às 20h30, a Brotéria vai retomar a iniciativa Seminário da História dos Jesuítas. A próxima sessão sobre a iconografia de Santo Inácio de Loyola vai ser apresentada por José Alberto Gomes Machado e vai decorrer na Igreja de S. Roque.
Ordem religiosa de grande impacto no mundo católico desde os primórdios da sua existência, a Companhia de Jesus promoveu por diversos meios a elevação aos altares do seu fundador. Já desde antes da beatificação, começam a ser definidos os elementos identificativos daquele que virá a ser reconhecido como santo em 1622. Na elaboração e difusão da sua iconografia, colaboraram vários artistas portugueses, espanhóis, flamengos, franceses e italianos, alguns dos quais de grande relevo.
________________________________________________________
José Alberto Gomes Machado
Professor Catedrático aposentado da Universidade de Évora, cujo Centro de História da Arte fundou e dirigiu. Escreveu e publicou sobre temas diversos, como o alcance da História da Arte, a problemática do Barroco Luso-Brasileiro, Caravaggio e Rembrandt, o coleccionismo de pintura, entre outros. É membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, do Centro de Estudos de Bioética e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, bem como da Mediterranean Studies Association.
Entrada livre
Inscrição: Não
Local: Igreja de São Roque
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria