O Ponto SJ celebrou há poucas semanas o seu primeiro aniversário. Tem sido um caminho exigente mas muito compensador. Temos procurado servir a Igreja e a sociedade criando um espaço de abertura e diálogo, ajudando a formar opinião, esclarecendo e dando a cada pessoa a possibilidade de se encontrar com modos diferentes de olhar a realidade. Até hoje, já publicámos mais de 800 artigos e já contámos com a colaboração de mais de 190 autores. Vozes diferentes com as quais queremos dar o nosso contributo para um espaço público menos polarizado, em que haja mais disponibilidade para conversas francas, abertas e livres.
Reafirmamos hoje o que dissemos quando iniciámos este caminho: “A adesão ao Evangelho, a pertença à tradição cristã e a visão inaciana são o ponto de partida e dão o mote para o olhar, generoso e crítico, que queremos ter sobre a realidade, a sua riqueza, complexidade e contrariedades”, lê-se no editorial de lançamento do Ponto SJ.
Não temos feito este caminho sozinhos. Estamos muito agradecidos a todos os que generosamente têm colaborado com o Ponto SJ de forma dedicada e gratuita. E são muitos! Colaboradores, cronistas especiais, instituições, amigos, entre muitos outros. Mas chegou também o momento de convidar os leitores, e quem por aqui vai passando e beneficiando de todo este trabalho, a juntar-se a este projeto.
O Ponto SJ é e continuará a ser um serviço gratuito, mas a sua sustentabilidade necessita da sua ajuda. E por isso lançamos hoje uma campanha de donativos. Faça parte deste projeto, colabore connosco e apoie-nos para que possamos suportar custos e continuar a crescer.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.