A Brotéria apresenta a primeira exposição em Portugal dedicada ao artista de Bremen, Hans Otte (1926-2007), e ao seu mundo interior como parte do festival Hans Otte : Sound of Sounds. A inauguração desta exposição tem lugar hoje na Brotéria entre as 16h e as 19h.
Para além das suas duas instalações sonoras arquetípicas Ich-Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995), estará em exposição uma seleção representativa de partituras e desenhos de Otte, complementados por fotografias biográficas, nomeadamente as da autoria da filha do compositor, a fotógrafa alemã Silvia Otte. A exposição contará ainda com a obra Air – Hommage an Hans Otte, John Cage und den Klang der Klänge (2019/20) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage.
A exposição estará patente na Brotéria, em Lisboa, de 23 de outubro a 27 de novembro, viajando depois para Évora, Guimarães e Viseu.
Brochura do Festival Hans Otte : Sound of Sounds (PDF | PT).
Exposição Hans Otte : Sound of Sounds I 23 out – 27 nov 2021
Curadoria do projeto
Joana Gama – pianista, investigadora
Ingo Ahmels – artista sonoro, investigador em som
Produção executiva
Rui Manuel Vieira
Horário
De segunda a sábado das 10h às 18h
Entrada livre
Localização
Rua São Pedro de Alcântara, 3 – Lisboa
Mais informações em broteria.org
:
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria