A Rita e o João casam em 2003; são cristãos. Em 2008, casam a Inês e o Tiago; são cristãos. A Rita e a Inês são irmãs de sangue; as duas famílias passam as férias de Verão juntos e desse tempo em comum faz parte a oração.
Na proximidade da oração e do quotidiano reconhecem que os une profundamente o mesmo amor a Jesus. Para a Rita e o João, que são cristãos evangélicos, e para a Inês e o Tiago, que são cristãos católicos romanos, fica claro nesse Verão que o grande tesouro de “Jesus entre nós” poderia ser comunicado e partilhado com outros.
Era a semente familiar, centrada no amor a Jesus, do “Encontro Cristão em Sintra”.
Este desafio é lançado em 2010 a um conjunto muito pequeno e local de igrejas e comunidades cristãs. A equipa de preparação do encontro escolhe a semana de oração universal pela unidade dos cristãos como data para o encontro para o qual cada um convidou alguns amigos. A dinâmica do encontro é a da oração, do louvor, da partilha de vida e do Evangelho dos “Encontros Palavra de Vida” com o carisma do Movimento dos Focolares. Germinava, na oração e partilha, o “I Encontro Cristão em Sintra”.
Nos anos seguintes, os convites alargam-se, geograficamente e na diversidade de tradições e carismas. Incluir mais, todos e cada um. A participação e oração dos líderes e pastores das diferentes igrejas e comunidades é bênção e sinal de caminho em igreja. A necessidade de uma partilha mais profunda inspira a criação de diferentes workshops associados ao tema de cada ano. Durante essa tarde, cristãos das diferentes tradições colocam em comum, como quem traz no seu coração um tesouro, o que a sua vida e igreja tem para oferecer.
Cresciam, na oração e partilha, os “Encontros Cristãos em Sintra”.
Da alegria experimentada nestes encontros surge uma pergunta: “O que fazer para prolongar durante o ano o que vivemos neste dia?”. O serviço é a resposta que parece brotar da oração em comum culminando na criação da Plataforma COMunidade. Daqui surgiram ações conjuntas como a distribuição de sopa e visita aos sem abrigo, o acolhimento de famílias de refugiados no âmbito do programa “PAR famílias”. Muito do trabalho conjunto já acontecia institucionalmente mas a relação ganhou outro sabor, do sal da oração.
Frutificavam, no serviço, os “Encontros Cristãos em Sintra”.
Hoje continuamos com a mesma simplicidade e humildade de fazermos “apenas” um momento de oração em conjunto, partilhar a palavra e servir o próximo. Segue o nosso desejo de levar mais longe o nome de Jesus para a Sua Glória.
Florirá, com a graça de Deus, o IX Encontro Cristão, no Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, no dia 26 Janeiro pelas 20:45.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.