Em setembro, encerramos a exposição Íris, de Diogo Evangelista, com o lançamento do catálogo. Em clima de eleições autárquicas, debatemos programas eleitorais e o seu impacto social, cultural e económico. Com a 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, inauguramos a exposição Õhuloss — um grupo de artistas estonianos que mostram uma joalharia reveladora da humanidade dos sentimentos de quem a usa.
Consulte aqui toda a programação da Brotéria.
TERÇA-FEIRA 14 set
18H00 às 20h30
Candidatos e programas eleitorais para a Misericórdia
Carla Madeira (PS)
André Soares (BE)
Pedro Leitão (IL)
Marco Marsili (PAN)
Luísa Rodrigues (CDU)
Carlos Medeiros (Chega)
Duarte Nuno Vasconcellos (coligação Novos Tempos Lisboa)
Convidados pela AMBA – Associação de Moradores da Freguesia da Misericórdia, os candidatos à Junta de Freguesia da Misericórdia terão a oportunidade de apresentar os seus programas eleitorais assim como respetivo impacto social, económico e cultural.
Entrada livre
Lotação limitada
QUINTA-FEIRA 16 set
19H00 às 20H30
A indulgência plenária e o ano inaciano
Entre os dias 20 de maio de 2021 e o dia 31 de julho de 2022, os Jesuítas celebram o «Ano Inaciano» em comemoração dos 500 anos da conversão do seu fundador, Inácio de Loyola. No contexto deste ano, a Santa Sé concede a indulgência plenária a todos os que, visitando uma igreja jubilar (da Companhia de Jesus ou a ela confiada), nela se confessarem, celebrarem a eucaristia e rezarem pelas intenções do Papa. As indulgências causaram, no passado da Igreja, grandes divisões, ainda hoje por sarar. Volvidos tantos anos, como podemos ainda, no nosso contexto humano e cultural, entender a indulgência como um dom curativo e festivo? Neste final de tarde, um teólogo e um historiador vão sentar-se à mesma mesa para conversar sobre esta questão.
Saiba mais sobre o ano inaciano aqui.
Entrada livre
Lotação limitada – Inscrições
Transmissão:
QUINTA-FEIRA 23 set
19h às 20h30
Lição do Sonâmbulo
Frederico Pedreira (Autor)
Ricardo Duarte (Moderador)
No âmbito do Prémio Europeu de Literatura, a Federação Europeia de Livreiros convida o vencedor português – Frederico Pedreira – a conversar, na Brotéria, com Ricardo Duarte sobre o seu livro Lição do Sonâmbulo. Haverá tempo e espaço para a intervenção do público.
Em edições anteriores, este prémio já distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado.
Frederico Pedreira
Nasceu em 1983. Publicou vários livros de prosa e de poesia, entre os quais Doze Passos Atrás, Presa Comum, Fazer de Morto, A Noite Inteira, A Lição do Sonâmbulo e o livro de ensaios Uma Aproximação à Estranheza. Traduziu livros de poesia de W. B. Yeats e Louise Glück, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, e romances de Dickens, Swift, Wells, Hardy e Banville, entre outros. Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016), o Prémio Europeu de Literatura (2021) e o Prémio Literário da Fundação Eça de Queiroz (2021).
Na Brotéria
Entrada livre
Lotação limitada – Inscrição
Exposição Õhuloss
QUARTA-FEIRA, 15 set
18H00 ÀS 20H00
Inauguração da exposição Õhuloss
Na Brotéria
Entrada livre
Colóquio – Corpo Medo Proteção
Programa completo
QUINTA-FEIRA 16 Sset
15H ÀS 18H
CORPO
Liesbeth den Besten (NL)
Ana Paula de Campos (BR)
Bárbara Coutinho
Apresentação e moderação de João Paulo Queiroz
Inscrição
Local: Online (zoom)
17 Set 18H ÀS 21H
MEDO
Alena Alexandrova (NL)
João Norton de Matos SJ
Rosa Maria Mota
Apresentação e moderação de Kadri Mälk (EE)
Inscrição
Local: Online (zoom)
SÁBADO, 18 Set
10H00 ÀS 13H00
PROTEÇÃO
Denis Bruna (FR)
Teresa Morna
João Neto
Gonçalo de Vasconcelos e Sous
Apresentação e moderação de Kirstin Kennedy (UK)
Inscrição
Local: Online (zoom)
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria