É o cenário que se move

Exposição de Luísa Jacinto e Isa Melsheimer é inaugurada na próxima secta às 18h na Brotéria. Exposição reflete a intenção de perceber que as formas de vida antecedem, perfuram e prevalecem o movimento do lugar no qual se desenrola o drama.

Exposição de Luísa Jacinto e Isa Melsheimer é inaugurada na próxima secta às 18h na Brotéria. Exposição reflete a intenção de perceber que as formas de vida antecedem, perfuram e prevalecem o movimento do lugar no qual se desenrola o drama.

Desafiada pela Brotéria a escolher um artista com quem trabalhar e expor, Luísa Jacinto convida Isa Melsheimer. As duas artistas encontram-se em Lisboa, em contexto de residência artística, para em comum explorarem as correspondências existentes nos seus percursos.

Uma exposição que nos mostra não só a confluência de dois universos plásticos, mas também de uma mesma intenção: a intenção de perceber que as formas de vida antecedem, perfuram e prevalecem o movimento do lugar no qual se desenrola o drama. O cenário é o assumir da visibilidade efémera, da corporeidade aparente, superfície, capa, casca. Percebe-se assim o que Paulo de Tarso afirma no ano 55 que, de facto, o cenário deste mundo é passageiro. (1Cor 7, 31).  Contudo, a metamorfose é a chave de todos os sinais da natureza e, portanto, da vida. Assim, sendo o cenário passagem, será sempre o artista e o espectador aqueles que retêm e reconhecem qual a vida das coisas em trânsito.

Isa Melsheimer
Isa Melsheimer nasceu em 1968 em Neuss, Alemanha. A artista vive e trabalha em Berlim. Melsheimer estudou na Universidade de Artes de Berlim e foi aluna de mestrado de Georg Baselitz. A obra de Melsheimer foca-se na arquitetura modernista e pós-modernista assim como nas conceções subjacentes de seres humanos e natureza, espaço construído e sociedade.

Luísa Jacinto
Luísa Jacinto vive e trabalha em Lisboa. Partindo de um entendimento da pintura como uma ampla e dinâmica relação com o real, desenvolve trabalhos segundo uma lógica processual em vários formatos: pintura, instalação, desenho, colagem, vídeo. A sua prática lida com os protocolos da imagem, a fragmentação e simulação narrativas, o excesso de evidência e o obscurecimento. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, 2002-2007, MA na University of Arts em Londres.

De 20 de maio a 2 de julho

Brotéria – R. São Pedro de Alcântara 3

Visitas guiadas em inglês

20 maio às 19h
Com as artistas

8 junho às 19h
Com Luísa Jacinto e o coordenador da galeria

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria