* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Conversas temperadas
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O que fizeste esta semana por aqueles com quem vives e trabalhas? Como ajudaste alguém a viver com mais leveza a sua doença ou as suas dificuldades?
Esta noite, detém-te nas palavras do salmo: Adoremos o Senhor que nos criou. E não desanimes. Pois Deus faz novas todas as coisas em Cristo.
Nesta noite, junta-te a Jesus e pede por todos os que estão doentes.
A (re)descoberta do ministério instituído de leitor e acólito poderá, assim, tornar-se instrumento da transformação da comunidade eclesial no sentido de uma «Igreja em saída», tal como apela o Papa.
Sem pontos finais, deixo assim o melhor que posso oferecer a estas reflexões: uma pergunta e consequentemente a abertura para um diálogo, exterior ou interior, com o potencial transformador de construir pontes e não muros.
Neste final de dia, imagina-te a conversar com Jesus e revê o teu dia à luz dessa conversa.
Para esta semana, a Brotéria traz-nos o último romance do escritor Ondjaki; uma história da guerra civil em Angola, contada por uma criança.
Agradece algum momento deste dia que te trouxe paz. Pede também perdão pelo que correu de menos bem numa conversa, num pensamento mais negativo, nalgum desânimo que te tira alegria. Pede a Jesus a graça da esperança para começares renovado.
Esta semana, a Brotéria recomenda uma série: a mais recente produção de Ridley Scott para a televisão. Raised by Wolves é uma história insólita sobre a maternidade de um androide num cenário pós-apocalíptico.
Neste final de semana, Jesus quer aliviar o peso das tuas preocupações e recriar-te no seu amor.
Vai entrando devagar neste momento de oração. Sem pressas, vai serenando o teu interior e coloca-te inteiro na presença do Senhor.
Hoje, nesta pausa para Inspirar fica o convite de examinares o teu modo de amar à luz da pessoa de Jesus.