O presépio ocupa um lugar importante no imaginário de quase todos, fascinando crentes e não-crentes especialmente na altura do Natal. Nesta conversa olharemos para a materialidade do presépio enquanto objeto mas também para a vertente espiritual que carrega. Alexandre Nobre Pais, autor do livro Presépio em Portugal, trará uma visão histórica e artística do presépio. Quais são as possíveis configurações? Quais os significados? O que distingue um presépio português dos restantes? O P. Vasco Pinto de Magalhães ajudar-nos-á a descobrir como é que o presépio pode ser todos os anos uma oportunidade de começar de novo e de nos tornarmos mais humanos. Uma conversa a dois que conta com espaço para intervenção do público.
Conversa sobre o presépio acontece dia 15, quarta-feira às 19h na Brotéria – R. São Pedro de Alcântara 3.
Alexandre Nobre Pais
Doutorado em Artes Decorativas (2012) pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e mestre em História/História da Arte (1999) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na primeira com trabalho focado na produção cerâmica em Lisboa nos séculos XVI a XVIII e na segunda em escultura cerâmica dos presépios barrocos portugueses. É autor e co-autor de estudos, livros, artigos e outras publicações nacionais e internacionais nestas áreas e em Azulejo português, História da Arte, História da Tecnologia da Arte e Iconologia. Hoje Diretor do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, foi aí Conservador (21 anos), trabalhou no Laboratório José de Figueiredo, Lisboa (4 anos) e no Palácio da Pena, Sintra (7 anos). Tem diversificada experiência docente e presença como orador em congressos, seminários e conferencias nacionais e internacionais. Autor do livro O presépio em Portugal.
P. Vasco Pinto de Magalhães
Nasceu em Lisboa em 1941. Entrou na Companhia de Jesus em 1965. O seu percurso entrecruza a pastoral universitária, em Coimbra, Porto e Lisboa, o acompanhamento espiritual e a orientação de Exercícios Espirituais. Foi cofundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área de reflexão e debate. É autor de numerosas obras de espiritualidade e formação cristã.
Mais informações: broteria.org
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria