
Envie-nos as suas sugestões através do formulário.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Ideias para cuidar
Envie-nos as suas sugestões através do formulário.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O Papa Francisco trouxe à Igreja e ao mundo uma nova perspectiva sobre a ecologia, interligando espiritualidade e ecologia. A encíclica Laudato Si’ é um marco, chamando a atenção para a crise ambiental propondo uma «conversão ecológica»
Durante os 12 anos de pontificado, o Papa foi “Companhia de Migrantes” para aqueles que são frequentemente deixados à margem, nas periferias, nas fronteiras.
É com cada um de nós, mas em particular com os jovens, que o Papa Francisco conta na tarefa da evangelização, no anúncio do Cristo ressuscitado, no rasgar de horizontes de esperança onde só a sombra parece reinar.
O Papa Francisco foi, acima de tudo, um pastor profundamente político. Não se pode seguir Cristo e, ao mesmo tempo, ignorar os pobres, excluir migrantes, destruir a criação ou relativizar a dignidade humana.
Esta manhã, no bairro da Serafina, ultrapassou tudo o que vivi naquela semana inesquecível, onde os acontecimentos se sucederam, numa beleza e magnitude que todos reconhecem. E percebi, de modo palpável, o que significa amar sem medida.
Conversa com Austen Ivereigh, biógrafo do Papa, no Colégio São João de Brito, a 10 de abril de 2025. Uma reflexão profunda sobre o Papa Francisco, o futuro da Igreja e os desafios do nosso tempo.