A narrativa de vida de Santo Inácio começa com uma experiência de conversão gradual. De cortesão e militar, naturalmente cristão, descobre o desejo de seguir comprometidamente a Jesus Cristo. Este percurso passa também pela aprendizagem do modo como o próprio Deus desejaria que Inácio o seguisse. Inicialmente parecia-lhe ser literalmente viver na terra onde Jesus vive: Jerusalém Depois Deus vai-lhe mostrando outros caminhos.
Uma terceira grande etapa no percurso de Inácio de Loiola e dos seus companheiros é a do discernimento de grupo. Na sequência dos estudos que fez em Paris, Santo Inácio liga-se a um grupo de companheiros com o mesmo ideal. Juntos continuam a querer saber o que Deus deles quer.
Já em Roma, Inácio de Loiola e os seus companheiros são oficialmente reconhecidos como uma ordem religiosa e aprovadas as Constituições da Companhia de Jesus, onde se define o seu compromisso apostólico simultaneamente em termos muito concretos e muito aberto à procura da vontade de Deus nas circunstâncias históricas de cada tempo e lugar.
Todos estes passos têm sido o ponto de partida para as conversas que têm tido lugar na Brotéria ao sábado de manhã, a partir dos contributos do P. João Norton, sj e do P. Vasco Pinto de Magalhães.
Próximas conversas:
Hoje, dia 30 às 11h na Brotéria – Veneza e Roma: Discernimento com o P. João Norton SJ
Sábado, dia 6 de novembro às 11h na Brotéria – De Roma para o mundo: compromisso apostólico com P. Vasco Pinto de Magalhães SJ
Informações: broteria.org
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria