Ano velho: o que mais se leu, viu e ouviu no Ponto SJ

Analisando leituras, interações e interesse do público, elegemos os conteúdos que mais impacto suscitaram no Ponto em 2021. Uma forma de revisitar o ano que hoje chega ao fim.

Analisando leituras, interações e interesse do público, elegemos os conteúdos que mais impacto suscitaram no Ponto em 2021. Uma forma de revisitar o ano que hoje chega ao fim.

A Companhia de Jesus celebra este ano, em todo o mundo, o Ano Inaciano. Um Jubileu que assinala os 500 anos da conversão de Inácio de Loiola, desencadeada pelo ferimento que sofreu na Batalha de Pamplona a 20 de maio de 1521, quando era um jovem guerreiro empenhado em defender as terras do seu senhor. Por isso, 2021 foi – e 2022 continuará a sê-lo, uma vez que este jubileu só terminará a 31 de julho – um ano para revisitar a história do fundador dos jesuítas e, inspirado pelo mote “ver novas todas as coisas em Cristo”, para cada um poder revisitar e aprofundar a sua história pessoal de conversão.

Ao reler os 12 meses de Ponto SJ, os conteúdos sobre espiritualidade inaciana e a vida da Companhia de Jesus ressaltam, por isso, nesta retrospetiva que se apresenta onde destacamos também momentos marcantes da vida da nossa Província.

TOP 5 INACIANO:

1. Artigo sobre conversão de Santo Inácio

Da ferida brotou um processo” é um texto do P. Miguel Pedro Melo, sj que ajuda a enquadrar a vida de Inácio de Loiola e a compreender, 500 anos depois, que aquela ferida foi um “início feliz, atravessada por uma providência especial“. Como escrevia em julho, no mês em que se assinala a festa de Santo Inácio, o coordenador deste Ano Inaciano, “foi preciso ler devagar o seu acontecimento interior para, pouco a pouco, ir intuindo uma voz amorosa que o convidava à prontidão diante de uma possibilidade insuspeita”. Neste texto pode ainda fazer-se a composição do lugar e dos acontecimentos da vida de Inácio, através da visualização do vídeo sobre a vida do mestre e peregrino da escuta da vontade de Deus.

2. Abertura do Ano Inaciano

Foi um momento inédito na vida da nossa Província. A abertura do Ano Inaciano, que decorreu no dia 20 de maio, juntou as várias comunidades inacianas locais para a celebração da eucaristia. Mas antes deste momento celebrativo local houve uma emissão online, em direto, que juntou, através do zoom, todas comunidades que estavam reunidas nas suas igrejas. Foi uma emissão dirigida através do Colégio São João de Brito, em Lisboa, pelo Gabinete de Comunicação, onde um representante de cada comunidade (Braga, Colégio das Caldinhas, Porto, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Pragal, Évora, Portimão e Mexilhoeira) fez uma apresentação e deixou os seus votos para o jubileu que estava a começar. O momento ficou registado no vídeo em baixo, onde se pode ver também a missa da comunidade de Lisboa, presidida pelo P. Provincial.

3. Ebook indulgência: A abundância da graça, entre a absolvição do pecado e a conversão difícil

Neste Ano Inaciano, a Santa Sé decidiu conceder a indulgência plenária a todos os crentes que visitem uma igreja da Companhia de Jesus (igreja assinalada como jubilar), celebrem o sacramento da reconciliação e da eucaristia, e rezem pelas intenções do Papa. Para compreender melhor as possibilidades pastorais e de conversão pessoal que esta graça pode suscitar em cada um, o P. José Frazão Correia escreveu um artigo sobre este tema. Um texto longo e denso, que nos ajuda a aprofundar a riqueza do caminho que a confissão e a penitência podem trazer à conversão espiritual. O texto pode ser lido em formato PDF ou Ebook.

4. Preferências Apostólicas Universais:

Para assinalar este ano especial para a comunidade inaciana de todo o mundo, o Ponto SJ dedicou um tempo exclusivo à divulgação e promoção das Preferências Apostólicas Universais (PAU), orientações para a ação pastoral da Companhia para os próximos anos. Fê-lo através de vários artigos mas também de encontros e conversas que ajudam a aprofundar cada PAU. A primeira, dedicada ao tema dos Exercícios espirituais, aconteceu no Rodízio, no dia 20 de outubro, e juntou o P. Vasco Pinto de Magalhães, Marina Teixeira e Miguel Louza Viana, tendo sido moderada pela jornalista Lígia Silveira. “Os Exercícios Espirituais transformam vidas?” foi o tema deste encontro que pode ser revisto no vídeo em baixo.

5. Lançamento do Serviço Escuta

Foi um momento importante da vida da nossa Província e mais um passo no caminho de maior proteção e cuidado para com as crianças, jovens e adultos vulneráveis confiadas às nossas obras que já vinha sido percorrido desde a criação do Sistema de Proteção e Cuidado em 2018. O Serviço de Escuta destina-se a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais cometidos nas instituições da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas, colaboradores, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos. A sua apresentação decorreu no dia 3 de novembro, mas este só abriu oficialmente no dia 18, dia Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a exploração e o abuso sexual.

 

TOP + VISTOS PONTO SJ

Fazemos agora um apanhado dos artigos que mais impacto causaram nos leitores que compõem esta comunidade digital do Ponto SJ. Fomos contabilizar leituras e interações que estes conteúdos geraram no site e nas redes sociais. E

1. Artigo mais lidoMãe, não quero ir à missa 
Uma reflexão de Inês Teotónio Pereira sobre os desafios que os pais vivem para transmitir a fé aos filhos. Um artigo com ironia e humor que exprime bem as dificuldades da vida familiar e doméstica. Em 2021, foi o artigo que mais leituras teve.

2. Artigo que mais debate suscitouSacerdócio feminino e paciência eclesial 
Um artigo de João Paiva onde este expõe os seus argumentos a favor do sacerdócio feminino e critica a opção da Igreja de não abrir o diálogo interno sobre essa mesma circunstância. O tema é controverso e suscitou muito debate nas redes sociais.

3. Podcast mais ouvidoPausas para inspirar
Foi uma rubrica que começou no início da pandemia e foi sendo retomada nos períodos de maior confinamento. Em 2021 teve uma temporada nos primeiros meses do ano e depois retomou no verão. Cinco minutos de oração diária ao final do dia, para ajudar a revê-lo à luz do Senhor, num podcast disponível de segunda a sexta-feira. Uma iniciativa que contou com a colaboração do P. António Sant’Ana, P. João Goulão e P. Nuno Branco.

4. Vídeo mais visto: Conversa sobre morte e luto em tempo de pandemia
Durante o tempo de maior confinamento foram várias as conversas online organizadas pelo Ponto SJ. Espaços de reflexão e debate com convidados que nos ajudaram a pensar e integrar os tempos difíceis que estávamos a viver. A conversa sobre a morte e o luto em tempo de pandemia foi a que mais interesse suscitou entre os nossos seguidores. Juntou o pároco do Campo Grande, P. Hugo Gonçalves e a psicoterapeuta Filipa Saldanha e foi uma reflexão sobre como se vive a morte nos dias de hoje, e sobre os impactos, a médio e longo prazo, de um luto mal vivido.

5. Notícia mais impactante: Morte do P. Stan Swamy, sj
A notícia da partida do jesuíta indiano que estava detido há vários meses pelas autoridades indianas chegou no dia 5 de julho. Mas desde a sua detenção que o Ponto SJ estava a acompanhar a situação do P. Stan, detido sob falsas acusações de terrorismo, tendo participado em várias ações e iniciativas que pediram a sua libertação. O jesuíta foi um acérrimo defensor dos direitos humanos na Índia e lutou pelas minorias. Tinha 84 anos de vida e 65 como jesuíta, e dedicou grande parte da sua vida em defesa dos marginalizados, numa missão de justiça e reconciliação.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.